Unioeste organiza atividades ao Dia do Museu

Nesta terça-feira, dia 14, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), organiza o III Colóquio de Educação “História da Educação no Oeste do Paraná”, em parceria com o Museu Municipal de Cascavel. O evento a ser realizado no auditório do Campus de Cascavel é em comemoração as atividades relacionadas à 11ª Semana Nacional de Museus: memória e mudança social.

A Semana Nacional de Museus é promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), em função ao Dia Internacional do Museu, comemorado no próximo dia 18. Neste ano, a 11ª edição acontece entre os dias 13 e 19 deste mês em todo o Brasil, quando instituições de ensino superiores voltadas à preservação da memória do país, promoverão atividades correspondentes ao do tema social.

No Campus de Cascavel da Unioeste, a programação constitui de exposições, oficinas e mesas redondas. Das 8 às 22 horas haverá exposição de fotos com a temática “A memória de Cascavel: fotos que marcaram época”, do projeto Digitalização do Acervo do Museu de Imagem e do Som, o qual possui parceria com a Unioeste e o Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (Cepedal).

Paralelamente a exposição de fotos, no horário das 9 horas às 11h30 terá mesa redonda com o professor doutor José Kuiava e o professor Alberto Rodrigues Pompeu, ambos da Unioeste, os quais falarão sobre a História da Educação no Oeste do Paraná. Na sequência, será exibido o filme: Memória Viva “História de Cascavel sob a visão dos pioneiros”, projeto do Museu da Imagem e do Som em parceria com o curso de História da Unipar.

Já à noite, a partir das 19h30 outro filme será apresentado aos participantes, que tratará de desenhos infantis das décadas de 70 e 80. Após o filme, oficina será dada sobre noções básicas para conservação preventiva de acervos documentais, que vai até às 22 horas, horário que encerra o evento.

O Colóquio é promovido pelo Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil (HistedoBr), que tem abrangência nacional e organiza-se por meio de grupos de trabalhos regionais, os quais formam os Grupos de Pesquisa em História, Sociedade e Educação (HistoPr). No Oeste, o HistedoPr tem sede no Campus de Cascavel da Unioeste e recebe apoio do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), Colegiado de Pedagogia e Mestrado em Educação.