Agronegócio abre inscrições para doutorado

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Pgdra), nível de doutorado, estão abertas até o dia 24 deste mês. O Programa, oferecido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, tem como área de concentração o Desenvolvimento Regional e do Agronegócio.

Conforme os organizadores entre os principais objetivos do Programa estão à formação de pesquisadores de alto nível na área de Desenvolvimento Regional e do Agronegócio, bem como a contribuição para o avanço dos estudos sobre os fenômenos socioeconômicos em suas manifestações regionais, além de contribuir para a atualização e formação de professores, capacitando-os para o desempenho qualificado do ensino de graduação e pós-graduação. “O programa visa formar pesquisadores capazes de desenvolver trabalhos científicos que contribuam para o desenvolvimento local, regional e nacional; e também promover a integração Universidade/Sociedade incentivando a realização da pesquisa aplicada e participando dos fóruns e conselhos ligados ao desenvolvimento regional”, afirmam.

Os interessados em se candidatar para o programa deverão ser graduados em cursos superiores de duração plena das áreas afins ao Pgdra (Economia, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Secretariado Executivo Bilíngue, Serviço Social, Arquitetura, Geografia, História etc.) e pós-graduados, com título de mestre reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Inscrições

O candidato interessado, ou seu representante legal, fará o pedido de inscrição no Programa em requerimento específico junto à Secretaria Acadêmica, no Campus de Toledo, no horário das 8 horas às 11h30, das 13h30 às 17 horas e das 19 às 22 horas. Deverá ser apresentado no ato da inscrição o comprovante de pagamento de taxa, no valor de R$ 150,00, a ser depositada na Caixa Econômica Federal, agência 0726, operação 006, conta corrente 00413-4, ou pago diretamente à Secretaria Financeira do Campus.

Para se inscrever o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: requerimento de inscrição preenchido em formulário específico, disponível no endereço www.unioeste.br/pos; um foto 3x4 recente, Currículo Lattes documentado; projeto de pesquisa; duas cartas de apresentação (de pessoas ligadas à formação acadêmica ou às atividades profissionais do candidato), conforme modelo de carta de apresentação.

Também deverá apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, certidão de nascimento ou de casamento e fotocópia da folha de identificação do passaporte e do visto de permanência no País, quando estrangeiro. Também uma cópia autenticada do diploma ou documento comprobatório de conclusão do curso de mestrado, obtido em curso reconhecido pelo MEC/Capes; e do histórico escolar do curso de graduação e do mestrado.

Uma das oito vagas ofertadas será destinada a atender ao Programa de Capacitação Docente das Instituições Estaduais de Ensino Superior (PCD-IEES), modalidade III, Chamada de Projeto 010/2010 da Fundação Araucária. Os professores inscritos nesta vaga serão submetidos aos mesmos procedimentos e etapas, bem como nas mesmas datas dos demais candidatos e deverão optar por esta vaga no ato da inscrição apresentando o documento comprobatório de inscrição no PCD-IEES

Resultados

O Edital de Homologação das inscrições para o processo de seleção, com ensalamento e horários será publicado no dia 29 de maio e realização da prova escrita, dia 7 de junho. O resultado da prova será publicado no dia 25 de junho. A entrevista será realizada dia 28 de junho e a publicação do Edital com o resultado final dia 15 de julho no endereço www.unioeste.br/pos.