Campus de Rondon realiza workshop

As coordenações dos cursos de Agronomia e Zootecnia, o Centro de Ciências Agrárias e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), promovem no próximo dia 14, o Primeiro Workshop Planejamento em Crédito Rural, que será realizado no auditório Tribunal de Júri e se iniciará às 8h15.

Conforme os organizadores o encontro tem como objetivo promover interação prática de aprendizado e atualização de academia na área de crédito rural, bem como explicar o funcionamento do sistema, como se desenvolve, análise econômica de atividades agropecuárias, a elaboração e avaliação dos projetos econômicos (custeios e investimentos) e o funcionamento do Seguro de Produção.

Programação

Após a abertura do curso, às 8h15, o professor doutor Valdecir Zonin apresentará o tema “Importância do Sistema de Crédito Brasileiro e Funcionalidades”, às 8h45 o gerente da Sicredi de Marechal Candido Rondon, Gilson Metz, irá ministrar a palestra “Sicredi e a Experiência de Cooperativismo de Crédito Rural no Oeste do Paraná”.

Às 9h15 o engenheiro agrônomo da Copagril, Paulo Brunetto, falará sobre os custos de produção da soja, milho e trigo para safra de 2014 e sobre a Elaboração de Projetos de Custeio Agrícola. Em seguida, as palestras “Diretrizes e informações técnicas e oficiais sobre linhas de custeio agrícola, pecuário e linhas Bndes” e “Análise e avaliação dos projetos técnicos, para contratação das operações de crédito” serão ministradas pelos analistas de crédito da Sicredi, Norling Kunkel e Rosemeri Zamarchi, finalizando as atividades do período da manhã.

Após o intervalo de almoço, às 13h30, o gerente geral do Banco do Brasil, Luiz Siqueira irá falar sobre o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável. Em seguida, o tema “Elaboração e análise de viabilidade econômica de projetos de investimentos” será apresentado pelo assessor de agronegócio do Banco do Brasil de Toledo, Afonso Schneider que também ministrará as palestras “Custo de milho e soja na safra de 2013”, às 15h30 e “Sistemas de Seguro Agrícola, Proagro”. O Encerramento do workshop está previsto para 17 horas.

Para se inscrever os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no Colegiado de Agronomia do Campus de Marechal Candido Rondon, até amanhã antes do início do evento. Para mais informações entrar em contato com a Coordenação de Agronomia pelo telefone (45)3284-7906.