Proex realiza Encontro de avaliação da Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a equipe do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA) realizaram esta manhã (11.04), Encontro sobre Avaliação da Extensão, na sala dos Conselhos, na Reitoria.

O encontro teve como objetivo a avaliação das atividades de extensão, a quantidade de atividades e recursos utilizados na realização das ações extensionistas, além de estimular a articulação do ensino, pesquisa e extensão.

No evento, a professora Sonia Regina Mendes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) relatou sobre as experiências adquiridas pela Instituição com a realização da avaliação dos programas e projetos de extensão.

Segundo a professora, a avaliação na Universidade é uma prática corrente no campo do ensino. Ela menciona, como exemplo, a avaliação dos alunos que é feita constantemente pelos professores e que os alunos, por sua vez, podem avaliar o professor ao final do período letivo.

Ela também cita que as bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses são igualmente eventos de avaliação, do mesmo modo os cursos são avaliados anualmente, seja pela prova aplicada aos alunos, seja pelas auditorias realizadas pelo Ministério da Educação. A professora ainda ressalta que a própria Universidade é avaliada pelos órgãos públicos de controle, como os Tribunais de Conta e as Controladorias.

A avaliação na extensão

Sonia salienta a importância da avaliação na confirmação do papel da extensão universitária como um componente acadêmico capaz de promover profundas mudanças na formação dos alunos e na sociedade como um todo. “Sem avaliação, a defesa do conceito da extensão passa a ser apenas filosófica, no campo das ideias, e, portanto, sujeita a contestações com a mesma falta de argumentos”, destaca.

A palestrante explica que a avaliação busca um sentido. “A ideia é aprimorar os projetos de extensão para que possam ser reconhecidos. Não pode fazer sempre tudo igual, o objetivo é aprimorar os projetos de extensão usando a criatividade”. Sonia indica a universidade como um lugar de criação, “Se você tem um projeto em criação você deve utilizar a extensão para aplicá-lo. A extensão é uma pratica de experimentação”, conclui.

De acordo com a técnica administrativa da Proex, Erosania Lisbôa, estão sendo desenvolvidos novos mecanismos de avaliação que demonstram os resultados das atividades extensionistas quanto aos seus efeitos e impactos na comunidade interna e na sociedade. “O nosso objetivo é fazer com que os projetos de extensão sigam uma linha de conhecimento socialmente útil”.

Participaram do evento representantes dos Comitês de Bolsas de Extensão, das Comissões de Extensão e coordenadores das Áreas de Extensão dos Centros nos cinco campi, bem como a equipe do Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI) e os avaliadores dos trabalhos a serem apresentados no 13º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) e da equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).