Unioeste realiza 1º Encontro de avaliação da extensão

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e a equipe do Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitário (PDA), realizará nesta quinta-feira, dia 11, “Encontro sobre Avaliação da Extensão”, na sala dos Conselhos, na Reitoria.

O encontro tem por objetivo quantificar as atividades e recursos utilizados na realização das ações extensionistas, além de estimular a articulação do ensino, pesquisa e extensão. A avaliação das atividades de extensão será baseada nas Diretrizes para a extensão, chamadas cinco “is”: a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade, a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, o impacto na formação do estudante e o impacto na transformação social.

Para explanar sobre o tema foi convidada a participar do encontro a professora Sonia Regina Mendes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A professora faz parte há mais de 10 anos da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão do Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (CPAE/Prorext).

Segundo a professora, os processos avaliativos são essencialmente políticos. Ela ressalta a importância da avaliação dos projetos para mantê-los ou cortá-los. “Avalia-se para dar uma noção de valor, de validade e de importância a uma ação realizada. Apenas com a correta avaliação pode-se entender realmente quais foram os resultados do esforço realizado e decidir pela continuidade ou não do que está se realizando ou apoiando”, observa.

O encontro contará com a participação dos representantes dos Comitês de Bolsas de Extensão, das Comissões de Extensão e coordenadores das Áreas de Extensão dos Centros nos cinco campi, além da equipe do Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI), dos avaliadores dos trabalhos a serem apresentados no 13º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) e da equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Programação

A abertura oficial do evento está prevista para as 8h30, logo após a professora convidada irá proferir a palestra “Avaliação da Extensão” que em seguida será aberta para questionamentos. Às 14h30 será realizada reunião entre a equipe da Proex, a professora convidada e os extensionistas interessados, com término previsto para as 17 horas.