23º Congresso Brasileiro de Zootecnia começa na segunda

O curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), oferecido pelo Campus Marechal Cândido Rondon, promove o 23º Congresso Brasileiro de Zootecnia, em parceira com a Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr), Campus de Pato Branco.

O Zootec em sua 23ª edição será realizado entre os dias 6 e 9, no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu e terá em sua programação minicursos, simpósios e workshops, além de palestras. O evento, nunca antes realizado na região da tríplice fronteira e Oeste do Paraná, tem como tema “Zootecnia do Futuro: Produção Animal Sustentável”.

De acordo com os organizadores, o Zootec 2013 é uma oportunidade para publicação de resumos científicos de estudantes dos cursos de graduação em ciências agrárias e de profissionais inseridos na indústria e em programas de pós-graduação em Zootecnia e Ciência Animal. “É a oportunidade para a troca de conhecimento e atualização técnico científica, tanto de profissionais como de produtores rurais”, afirmam.

O Zootec 2013 é o principal evento em nível nacional da Zootecnia e contará com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, provenientes do Canadá, Estados Unidos, França, Portugal e Uruguai que abordarão questões sobre o ensino, temáticas científicas, técnicas contemporâneas e políticas profissionais.

Programação

A abertura oficial do evento será realizada no dia 6, segunda-feira, às 9h30, seguida da palestra “Responsabilidade Técnica no Ensino e exercício da Zootecnia”, a apresentada pelo zootecnista, Henrique Luiz Tavares, do Zoológico de São Paulo.

No período da tarde as atividades serão iniciadas às 14 horas com a palestra “Retenção e Evasão no Ensino Superior”, ministrada pela professora Maria Cristina Manno, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém. Das 16 às 17 horas, o professor Mario de Beni Arrigoni, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), irá palestrar sobre o tema “Articulação e Integralização dos cursos de Zootecnia”.

Cursos

No mesmo dia serão realizados diversos cursos, das 9 às 17h30. No Hotel Rafain os cursos serão os seguintes: Cadeias agroindustriais: Estratégias de coordenação por Ferenc Istvan Bánkuti, da Universidade Estadual de Maringa (UEM); “Utilização da técnica do ultrasson para o melhoramento genético e para a qualidade da carne” por ELen Nalério e Marcos Jun-Iti Yokoo, da Embrapa Pecuária Sul; “Biodigestores rurais no tratamento de dejetos animais”, por Armin Feiden, da Unioeste; e o curso “Processamento de rações extrusadas para cães e gatos por Fabiano Cesar Sá, da Unesp.

No período da tarde, no Haras Cataratas, haverá ainda o curso “Fisiologia do exercício em equinos: uso de testes de esforço físico para avaliação da aptidão física” por Guilherme de Camargo Ferraz e Antônio de Queiroz Neto, da Unesp. Já no Laboratório de Informática da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, os cursos: “Técnicas de formulação de rações para animais não ruminantes” por Paulo César Pozza, da UEM, e o curso “Formulação de rações para coelhos” a ser apresentado por Luiz Carlos Machado, do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG).

O ultimo curso “Tópicos de manejo da fauna selvagem em cativeiro”, será ministrado por Luís Antônio da Silva Pires, da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), no Refúgio Biológico. A programação segue nos dias 8 e 9, com inúmeras atividades.