Pacientes da psiquiatria do HUOP fazem confraternização

A equipe de enfermagem e serviço social da ala de psiquiatria do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), através de projetos do Plano de Desenvolvimento de Assistente Universitário (PDA), promoveu na semana de Páscoa, uma confraternização para os pacientes que estão internados. Na ala ficam crianças e adolescentes com casos de envolvimento com drogas e álcool para desintoxicação. Eles permanecem de 15 a 30 dias em tratamento com remédios controlados.

A atividade preparou um café da manhã diferenciado, com a presença da direção do HUOP. Uma pastora contou a história e o significado da Páscoa para os adolescentes. Integrantes da Companhia de Teatro Risologistas também participaram do evento, o que deixou o dia mais descontraído ainda. Na parte da tarde foi instalada uma cama elástica para a diversão dos pacientes, além de ter sido servido um lanche com salgadinhos e refrigerantes.

Segundo a enfermeira e coordenadora do projeto, Josefa Bras da Silva, a confraternização no setor é realizada anualmente, e tem o objetivo de tirar os jovens da rotina, aproveitando as datas comemorativas. “Uma vez por mês, com a colaboração de toda a equipe, é feito algo diferente na parte da tarde para os pacientes”, ressalta ela, explicando que os pacientes passam por atividades terapêuticas durante o período de internamento, com jogos na internet, passeios e acompanhamento do programa do Governo para a Alfabetização nas Unidades Hospitalares (SAREH).