Alunos e professores participam do 4º Dia Mundial da Saúde

Os alunos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Odontologia do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que fazem parte do projeto de extensão “Unioeste na Comunidade”, participarão na próxima segunda e terça- feira, dias 8 e 9, do 4º Dia Mundial da Saúde, promovido pela Prefeitura de Cascavel e Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (Amic).

Durante os dois dias de evento, que será realizado no Calçadão da Avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, diversas atividades serão desenvolvidas. Alunos e professores do curso de Farmácia irão verificar a pressão arterial, fazer teste capilar de glicemia e Índice de Massa Corporal (IMC) e, na área de Fisioterapia farão uma dinâmica de conscientização sobre os malefícios do cigarro. Docentes e discentes do curso de Odontologia irão orientar a população sobre escovação e exame de prevenção do Câncer Bucal.

Ao todo participarão desta atividade seis professores e 30 acadêmicos. Os professores participantes são: do curso de Odontologia, Adriane de Castro Martinez Martins, coordenadora do projeto de extensão e Rosana Berticelli; do curso de Farmácia: Paulino Yassuda Filho e Monica Suldofski; e de Fisioterapia as professoras Karen Andréa Comparin e Keila Okuda Tavares.

O evento, que pela segunda vez conta com o apoio da Unioeste, aborda o tema “Hipertensão Arterial”. A cada ano se escolhe um tema relevante e de interesse prioritário para a saúde pública mundial. Segundo os organizadores, o objetivo do Dia Mundial da Saúde 2013 é reduzir o número de infartos do miocárdio e acidentes cerebrovasculares.