Rosiclei Luft: em 2013 os recursos da UGF refletirão positivamente na Unioeste

O Assessor Técnico da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professor Mario José de Souza, realizou uma visita técnica - na última semana - na Reitoria, nos Campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). O objetivo foi acompanhar a aplicação dos recursos da Unidade Gestora de Fundos (UGF) administrado pelo Fundo Paraná.

Foram realizadas reuniões e registros sobre o andamento dos projetos, pois segundo Souza, a partir de 2013 as orientações da SETI e do Tribunal de Contas é que as visitas técnicas sejam realizadas periodicamente. “Acompanharemos a execução e a prestação de contas dos recursos e cumprimento dos objetivos”, esclarece ele.

O Estado do Paraná tem aumentado significativamente o repasse de recursos para projetos na área de ciência e tecnologia em parceria com as Universidades Estaduais. No caso da Unioeste, em 2012 foram repassados aproximadamente R$ 16 milhões distribuídos em 16 termos de cooperação.

Através da UGF, o Fundo Paraná administra os 2% da arrecadação tributária líquida do Estado anualmente para investimentos em ciência e tecnologia que são destinados para as Universidades Estaduais, Fundação Araucária, Tecpar e IAPAR.

Em 2011 foram repassados o total de R$ 181,1 milhões. Em 2012 o valor foi de R$ 299,1 milhões. Segundo a Pró Reitora de Administração e Finanças, Rosiclei Fátima Luft, a previsão de repasses para 2013 é de R$ 300 milhões. “Se confirmado, refletirá positivamente em benefícios a comunidade universitária da região oeste e sudoeste do Paraná”, finaliza.