Campus de Foz realiza 1 º Encontro Internacional

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalho no “1° Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras: interdisciplinaridade em foco”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O encontro será realizado do dia 23 a 25 de maio, no Campus de Foz do Iguaçu.
Segundo os organizadores o objetivo do encontro é promover reflexões interdisciplinares sobre a pluralidade cultural, relações interétnicas e construção de identidades próprias da Tríplice Fronteira e de outros contextos transfronteiriços, bem como aprofundar problemas teórico-conceituais que fundamentam a inter e a transdisciplinaridade. O encontro tem como público alvo estudantes da graduação e da pós-graduação, assim como docentes e pesquisadores de todas as áreas de conhecimento.
Inscrições
Os alunos interessados em apresentar seus trabalhos devem enviar os resumos para o e-mail
As normas para elaboração do trabalho completo estão disponíveis no site do evento, no link “Normas”, (www.unioeste.br/eventos/interscf). Os trabalhos completos devem ser enviados até o dia 13 de maio.
As inscrições devem ser realizadas pela ficha de inscrição no site do evento, até o dia 5 de maio, o custo para participar do encontro é de R$ 10,00. A taxa de inscrição para alunos interessados em apresentar trabalhos é de R$ 40,00.
Eixos Temáticos
Os eixos temáticos serão divididos em três grupos:
O grupo temático um abordará o tema “Interdisciplinaridade e Educação”. O propósito desse grupo é acolher trabalhos interdisciplinares no âmbito da educação, escolar e não escolar. O objetivo é promover o debate sobre aspectos teórico-conceituais que fundamentam a interdisciplinaridade na educação, como concepções de produção de conhecimento e de práticas.
O grupo dois, que tratará sobre a “Interdisciplinaridade e Fronteiras”, refere-se a trabalhos interdisciplinares que enfoquem as ambiguidades da categoria fronteira (geopolítica, cultural, simbólica, disciplinar), tanto problematizando quanto ultrapassando tais limites.
O grupo temático três abordará a “Interdisciplinaridade e linguagem” e tem por objetivo promover o debate sobre aspectos teórico-conceituais que fundamentam a interdisciplinaridade na produção de conhecimento e de práticas para o enfoque a respeito das linguagens em suas várias manifestações (identitárias, linguísticas, artísticas, corporais, visuais, etc.), próprias da sociedade contemporânea.