Pós em Letras do Campus de Cascavel comemora 10 anos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou na última quarta, no mini auditório 2 do Campus de Cascavel, aula inaugural nível mestrado e doutorado, área de concentração Linguagem e Sociedade. Neste ano, foram matriculados 28 estudantes para o mestrado, que compõem a 11° turma e 13 para o doutorado, o qual dará a 2° turma na Unioeste.

Na ocasião, foi citada os dez anos de existência do Programa da Unioeste, onde já registrou-se 186 defesas de dissertações concluídas e uma defesa do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Letras e Linguística, parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Unioeste. As atividades do Dinter iniciaram em 2010 e seguem conforme plano de trabalho em 2014.

A coordenadora do Programa, professora doutora Lourdes Kaminski Alves, destaca a importância dos cursos. “Conseguimos contribuir com o desenvolvimento das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e em estados próximos como: Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo, promovendo a formação de novos professores da Educação Básica e do Ensino Superior, mais capacitados e aptos a trabalharem nas escolas e nas universidades. Além dessas duas regiões paranaenses, estudantes dos países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile tem procurado cada vez mais o Programa, em busca do desenvolvimento de pesquisas científicas”, detalha.

A professora complementa ainda que “as pesquisas desenvolvidas no Programa contribuem com investigações que tenham como pauta o perfil fronteiriço, os quais contemplam estudos sobre linguagem, cultura e literatura nas suas relações com a memória e o identitário, línguas em contato, bilinguismo e bidialetalismo, mobilidades linguísticas, traduções e variações no contexto da formação continuada”, finaliza.