Orquestra Sinfônica do Paraná abre o 13º Seminário de Extensão em Foz do Iguaçu

Infraestrutura pronta, trabalhos inscritos, apresentações culturais e artísticas confirmadas, como é o caso da Orquestra Sinfônica do Paraná, a qual fará a abertura oficial do 13° Seminário de Extensão Universitária (SEU) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a ser promovido entre os dias 15 e 17 no Campus de Foz do Iguaçu.

São aguardadas mais de duas mil pessoas que participarão de extensa programação do SEU, entre mesas temáticas, comunicações orais, oficinas, pôsteres, exposições e apresentações culturais e artísticas.

São 281 trabalhos inscritos, quatro mesas redondas, com as temáticas: Extensão Universitária: Olhares Internacionais e perspectivas de integração; A proposta do PDE/PR e a formação continuada dos professores de escola pública; Projeto Rondon e Cultura, com oito mesas temáticas, além de 149 comunicações orais, 110 pôsteres, 22 oficinas e 15 estandes. Simultaneamente aos trabalhos, ocorrerão apresentações artísticas e culturais para o público.

Objetivos

Nesta edição o evento possui o tema: “Extensão Universitária: Olhares Internacionais e Perspectivas de Integração” a qual pretende promover um amplo debate sobre as atividades de extensão realizadas na faixa de fronteira e possíveis ações de integração dos países. O Seminário visa integrar ensino, pesquisa e extensão às políticas de desenvolvimento e inclusão social das regiões Oeste e Sudoeste do Estado. Dessa forma, o SEU tem como propósito ampliar o intercâmbio de saberes entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, no âmbito das atividades de extensão.

Programação

Neste ano, a abertura oficial do SEU ocorrerá às 20 horas do dia 15, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná. Sua história iniciou em 1985 e desde então vem mostrando talento e dedicação à música. Hoje somam-se mais de 500 apresentações dentro e fora do Estado. Atualmente, o diretor artístico e maestro titular é Osvaldo Ferreira que deu início a uma nova fase da Orquestra que prevê a construção de uma nova identidade sonora, com outras áreas artísticas e valorização dos artistas nacionais. Para assistir ao espetáculo, é necessário fazer doação de um quilo de alimento não perecível.

O SEU prossegue até o dia 17, com a realização de inúmeras atividades. Também haverá no evento, atividades simultâneas durante os três dias que são visitas aos estandes; atendimento básico de enfermagem, a transmissão Kula Web Rádio Universitária e exposições externas.

Informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pelos telefones (45) 3220-3029, (45) 3220-3037, (45) 3220-3109 com Loana, no endereço eletrônico www.unioeste.br/extensao/seu ou ainda na Unioeste Campus de Foz do Iguaçu pelos telefones (45) 3576-8818 (45) 3576-8115, (45) 3576-8129.