CIPET: Ciência da Computação realiza palestra inaugural

Para dar início ao Ciclo de Palestras e Minicursos do Programa Tutorial em Ciência da Computação (CIPET), o Colegiado de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), promove nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 9h50 no mini auditório 2 do Campus de Cascavel, palestra de abertura das atividades do Cipet 2013.

A palestra abordará sistemas distribuídos, que é composto por um conjunto finito de processos independentes que se comunicam por troca de mensagens. Pode ocorrer falhas nesses processos, assim mecanismos de detecção de falhas e formas de contorná-las pode ser necessário para manter o sistema em funcionamento. Em suma, a palestra objetiva prover um panorama geral de sistemas distribuídos, com foco em questões de tolerância a falhas. E é destinada a acadêmicos e profissionais da área de Informática.

O convidado para explanar o tema, é o professor do curso de Ciência da Computação do Campus de Cascavel, Luiz Antonio Rodrigues, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente cursa o doutorado também em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é bolsista do Doutorado sanduíche no Laboratory of Computer Sciences, Paris 6, na França.

Ao longo do ano, ocorrerão mais palestras a serem marcadas, pela coordenação do Programa Tutorial em Ciência da Computação (PetComp) do Campus de Cascavel.