PEE divulga Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) em Parceria com a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas realizou na última segunda-feira (02.04), no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), um estande de divulgação sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Os membros do PEE, do Campus de Toledo, estiveram durante o decorrer do dia realizando panfletagem para divulgar a temática. Segundo a subcoordenadora do PEE, Joice Silveira, a divulgação tem como objetivo propiciar à comunidade acadêmica uma oportunidade de reflexão sobre a educação especial, a otimização do respeito às diferenças e o combate ao preconceito. Bem como, oportunizar momentos de trocas de experiência fortalecendo os laços entre universidade e comunidade externa.

Informações divulgadas

Entre as informações divulgadas pelo Programa está a diferença no pensamento de portadores e não portadores de autismo. No caso do autismo, o pensamento é concreto e o estilo de pensamento é visual, o individuo precisa ver para entender. O autista recebe apenas um estímulo sensorial por vez, ou seja, executa uma atividade por vez.

No pensamento autista, há previsibilidade, o autista só realiza o previsto, o que já fez uma vez. Para um autista o que interessa é o aqui e o agora, ele não se preocupa com o passado nem com o futuro. O autista não entende o “pode ser”, para ele é ou não é. Faz as coisas a seu modo, não liga para o que a sociedade pensa, nem para o que as pessoas a sua volta acham, por isso às vezes aparenta surdez.

No caso de pessoas que não são autistas existe o pensamento simbólico. O estilo de pensamento é verbal e há coordenação de todas as habilidades sensoriais. O individuo não portador do autismo é capaz de fazer improvisação, contar história com antes e depois. Além da compreensão do “pode ser” e adaptação a outras pessoas.

Outra informação também divulgada pelos organizadores foi o método de avaliação médica em uma criança com autismo. Segundo os organizadores a avaliação, realizada por uma equipe multidisciplinar, divide-se em quatro componentes: história clinica, exame físico, avaliação neurológica (neurologista), avaliação de desenvolvimento social, cognitivo e linguagem (psicológico).