Farmácia Escola realiza campanha de verificação de glicemia

A Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Campus de Cascavel, está realizando uma campanha de verificação de glicemia no período de 17 à 28 de fevereiro e a comunidade acadêmica pode realizar o teste gratuitamente.

O teste avalia a quantidade de açúcar presente no sangue (glicemia) a partir de uma gota de sangue tirada do dedo e não serve para o diagnóstico da doença, mas pode indicar alteração do níveis de glicemia.

Todas as pessoas com a doença devem realizá-lo periodicamente para avaliar os efeitos do tratamento receitado pelo médico, no entanto, pessoas que não são diabéticas, mas que possui alguma condição (fator de risco) para o surgimento da doença, pode fazer o teste e verificar uma possível alteração nos níveis de glicemia, que indicará a necessidade de procurar atendimento médico. O médico fará as avaliações clínicas e laboratoriais necessárias para diagnosticar ou não a doença.

A identificação da doença nos primeiros estágios e início precoce do tratamento diminui a chance de complicações como problemas no coração, cegueira e amputação de membros. Por isso, é muito importante a realização deste teste sempre que possível.

A Farmácia Escola está localizada no Bloco de Clínicas do campus de Cascavel e situa-se ao lado da Clínica de Odontologia. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 20 horas..

A pessoa que deseja realizar o exame deve ficar em jejum de pelo menos 8 horas.