Projeto de Revitalização promete humanizar ainda mais HUOP

Acadêmicos do 4º ano de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que participam do estágio administrativo no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), promovem o projeto “Revitalizando a Pediatria”. A ação, que ocorre na ala pediátrica, consiste em uma campanha para doação de televisores antigos que ainda estejam em funcionamento e tintas coloridas para revigorar o ambiente hospitalar onde as crianças permanecem internadas.

Os organizadores do projeto, estudantes Camila Abatti e José Joacy Rabelo, explicam que o objetivo é utilizar os televisores para a distração das crianças e das mães que os acompanham. “Como as crianças internadas passam esse tempo fora da escola, ficam somente dentro do quarto e não tem nenhuma diversão. Assim tivemos a ideia de pedir televisores e personalizá-los para o ambiente pediátrico”, ressalta Camila Abatti. Além disso ela conta que o projeto pretende proporcionar mais acessibilidade na utilização do parquinho e humanizar ainda mais o hospital. “Estamos tentando colocar uma tela em volta do parquinho para dar mais segurança na hora de levar as crianças lá e tornar o ambiente utilizável”, explica.

O projeto conta com o apoio do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF), do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA), professores e servidores da ala pediátrica. Todos os televisores serão patrimoniados para o HUOP e as tintas serão utilizadas para pintá-los e deixarem com a “cara desse ambiente”.

Para uma das enfermeiras responsável pelo setor, Tainá Moersch, o projeto é uma ótima iniciativa.  “É bem interessante, pois os recursos são escassos e muitas mães ficam deprimidas nesse período. Agora vamos conseguir colocar uma Tv em cada quarto”, enfatiza.