Campus de Foz realiza Aula Inaugural de Programa Bom Negócio Paraná

O Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que sediou, no ultimo dia 25, Aula Inaugural do Programa Bom Negócio Paraná. O programa, que tem por objetivo a capacitação e o crédito com taxas de juros reduzidas para micro e pequenos empresários, é oferecido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim).

O projeto, que também faz parte do Programa Universidade Sem Fronteira, é desenvolvido em parceria com prefeituras, universidades, associações comerciais, empresários e o Governo do Estado e objetiva qualificar os empresários com treinamentos gratuitos. Em Foz do Iguaçu, a parceria é com a Unioeste.

Além da capacitação, os empresários terão acesso a taxas que variam de 0,55% a 1,1% ao mês, com prazo máximo de pagamento de 12 ou 24 meses. Empresas com renda bruta anual de até R$ 360 mil poderão financiar até R$ 15 mil em créditos e empresas com faturamento acima de R$ 360 mil e até R$ 3 milhões terão a disposição até R$ 300 mil de financiamento, segundo informações da Fomento Paraná, também parceira do Programa.

A expectativa é que o Projeto tenha uma boa repercussão na região devido às características econômicas dos municípios, como um número importante de microempreendedores e geradores de emprego.

O curso

Os cursos estão sendo ministrados no Campus da Unioeste em Foz do Iguaçu, e possuem abrangência nas áreas de gestão de negócios, gestão comercial, gestão financeira, gestão de pessoas, gestão estratégica, empreendedorismo e projeto de vida. Nos municípios vizinhos, os cursos são ministrados em parceria com as associações comerciais e com a prefeitura.

As aulas são ministradas por seis bolsistas, entre eles os recém-formados, consultores e administradores: Kao Pei Ru, Alex Alexandre Paula e Fernanda Kusbick de Freitas; e os graduandos e estagiários: Cássio Gaspar Texdorf, Breno Caetano Gari Fonseca, do curso de Administração e Jhonatan Felipe Martins, do curso de Ciências Contábeis. Todos coordenados pela professora mestre Rosely Cândida Sobral, coordenadora do Núcleo e pelo professor orientador, Ricardo Antônio Correa, mestre em Economia.

São oferecidas 55 vagas para cada cidade. Em Foz do Iguaçu 18 vagas foram preenchidas e a primeira turma já iniciou o curso na última segunda-feira, após a aula inaugural. Em Medianeira não há mais vagas disponíveis. O curso, que ocorre na segunda, quarta e sexta-feira, tem duração de 66 horas/aulas de capacitação e acrescidas às consultorias nas empresas.