Ciência da Computação recebe visita da Recitic

Entre os dias 16 e 20 deste, os cursos de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do Campus de Foz do Iguaçu e Cascavel, receberam a visita de professores e alunos do projeto “Rede de Cooperação Interuniversitária em TICs do Mercosul” (Recitic).

Fazem parte deste projeto a Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Resistencia (UTN-FRRe) de Chaco na Argentina; a Universidad Gastón Dachary (UGD) de Misiones, também da Argentina; a Universidad Nacional del Este (UNE) de Ciudad del Este no Paraguay e a Unioeste.

A visita foi feita por meio de projeto de cooperação assinado pelos professores Eliane Nascimento Pereira e Claudio Roberto Marquetto Mauricio, ambos do curso de Ciência da Computação do Campus de Foz do Iguaçu.

Além de conhecer as instalações da Unioeste e do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu, os professores fizeram uma visita ao curso de Ciência da Computação do Campus de Cascavel, onde o grupo foi recepcionado pelos professores Clodis Boscarioli e Marcio Seiji Oyamada, que apresentaram a estrutura do curso, os grupos de pesquisa e os projetos em andamento.

De acordo com o professor Claudio, a ação visa aperfeiçoar o diálogo entre os cursos. “Essa iniciativa é para, não apenas adesão ao projeto, mas também, para aumentar a interação e cooperação entre os cursos da área de Computação da Unioeste” declara.

O professor ainda explica que o objetivo geral do projeto é criar uma rede interuniversitária internacional dos cursos na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), que facilite o trabalho conjunto para implementar ações que propiciem a melhoria dos cursos relacionados a área de TIC. Também pretende elaborar atividades inter-institucionais de pesquisa,  assim como o intercâmbio de professores e alunos entre as IES envolvidas. “Essa visita, em que os integrantes do projeto puderam conhecer melhor as capacidades da Unioeste, torna os nossos objetivos um pouco mais próximos de se realizar, contribuindo com a melhoria dos cursos da nossa Universidade” afirma o professor.