Mestrado de História promove Aula Magna

O Programa de Pós-Graduação Sctricto Sensu em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, promoveu no último segunda-feira, Aula Magna do curso de História.

A aula foi proferida pela doutora Claudia Wasserman, que palestrou sobre o tema “Do nacional-desenvolvimentismo ao neoliberalismo: intelectuais na América Latina entre os anos de 1950 e 1980”.  Claudia Wasserman é coordenadora adjunta da área de História da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O evento contou também com a participação de docentes, mestrandos e graduandos.

Na aula, seguida de debate, a conferencista abordou temas como: o papel do sujeito pesquisador na relação dialógica com as teorias, bem como, a criação de teorias explicativas históricas do mundo periférico. Discursou ainda sobre o pensamento nacional desenvolvimentista, que é a principal abordagem dentro de suas teses. A partir deste tema central, a doutora trata nas teses questões do desenvolvimento capitalista nacional autônomo, a crítica a esse pensamento e as novas teorias explicativas acerca dos países periféricos.

A palestrante explanou a respeito das interdições à intelectualidade durante a chamada “transição democrática” no Brasil, dos conflitos que se fizeram e dos rearranjos da produção do conhecimento naquela ambiência social.

No dia seguinte, para dar sequência ao evento, Claudia visitou as instalações do Programa e se reuniu com os docentes para um diálogo e troca de informações sobre a Capes e os Programas de Pós-Graduação. A palestrante conheceu o funcionamento do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), os indicadores positivos e as perspectivas. Segundo o Coordenador do PPGH, Dr. Davi F. Schreiner, “a avaliação da Coordenadora Adjunta foi muito positiva acerca das condições do Programa”, conclui.