Educação Ambiental é tema de seminário na Unioeste

Sediado no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Seminário Regional Política Estadual de Educação Ambiental do Paraná “Qualidade de Vida, Cidadania Ambiental e Sustentabilidade”, promovido nesta terça-feira (21.05), oferece espaços para debates acerca da Regulamentação da Lei 17.505/2013 Política Estadual de Educação e as Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental para o Sistema de Ensino no Paraná.

De acordo com a coordenadora geral do evento e conselheira do Conselho Estadual do Meio Ambiente, doutora Maria Arlete Rosa, o seminário é um meio de colher as sugestões, contribuições de professores e dos segmentos envolvidos. “Nós estamos trabalhando na elaboração das diretrizes curriculares estaduais, de forma que sejam cumpridas essas diretrizes no sistema de educação, que engloba o ensino superior e todos os sistemas de educação básica ligada a Secretaria de Estado de Educação (SEED) e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI)”.

Debates

Essas diretrizes curriculares trazem três eixos norteadores, que escolas estaduais e universidades devem seguir. O primeiro eixo é o de possuir um espaço físico, sustentável, nos ambientes citados, com uso racional da água, energia e resíduos sólidos, entre outros. O segundo trata da gestão escolar, que por meio do Projeto Político Pedagógico as escolas desenvolvem, enquanto as universidades trabalham com o Plano de Desenvolvimento Institucional. E, por último, mas não menos importante, é a organização ambiental, a qual deve trabalhar a educação ambiental no âmbito dos conteúdos curriculares.

Ainda segundo a coordenadora, o sistema de ensino das diretrizes curriculares já está valendo. Após a aprovação no Conselho Estadual de Educação, prevista para ocorrer no próximo mês, começará a funcionar nas escolas e universidades no 2° semestre desse ano. Também serão realizadas fiscalizações nesses locais para que haja um cumprimento efetivo da lei.

Na Unioeste, há diversos programas e projetos direcionados ao sistema ambiental. A coordenadora do evento na Instituição, professora doutora Irene Carniatto, explica que é preciso articular melhor esses programas e projetos, para haver um resultado mais efetivo de tais ações. Ela também reforça a necessidade de tratar das questões ambientais dentro das disciplinas dos cursos oferecidos na Unioeste, como na Engenharia Civil, onde é preciso criar construções sustentáveis não prejudiciais ao meio ambiente.

Presenças

No seminário estiveram presentes, além do vice-reitor da Unioeste, Carlos Alberto Piacenti, diretores dos campi e pró-reitores, o coordenador de Educação Ambiental e Jardim Botânico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Paraná, Paulo Roberto Castella; o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná, doutor Saint-Clair Honorato dos Santos; e a coordenadora geral do seminário e conselheira do Conselho Estadual do Meio Ambiente, doutora Maria Arlete Rosa.