Firmada parceria entre Laboratório de Química Ambiental e prefeituras

O Laboratório de Química Ambiental e Instrumental do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) consolidou novamente parceria com prefeituras dos municípios da região Oeste do Paraná, que já existe a mais de uma década por meio da renovação de convênios referente às análises de solos. A equipe do laboratório presta serviços à comunidade agropecuária da região, na área de análise de solos, plantas e amostras ambientais.

Segundo o coordenador do laboratório, professor doutor Affonso Celso Gonçalves Junior, a assinatura destes convênios contribuí para interação da Unioeste com a comunidade agropecuária, já que os serviços são renovados anualmente entre as prefeituras da região Oeste do Paraná e o Laboratório, e as atividades realizadas atendem a toda comunidade agropecuária da região há 13 anos. “Além de ter alcançado excelência no ensino e em suas pesquisas científicas, o trabalho também retorna para a comunidade, na forma de extensão e prestação de serviços, o apoio que dela recebe”, declara o coordenador.

Na renovação dos convênios, em solenidade realizada na última segunda-feira, dia 11, estiveram presentes o diretor geral do Campus, professor Paulo Koling, prefeitos e secretários dos municípios da região Oeste do Paraná, como Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Quatro Pontes, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Maripá, Terra Roxa e Guaíra, além de representante do Centro de Ciências Agrárias, técnicos e acadêmicos do Campus de Marechal Cândido Rondon.

Entre os melhores

O Laboratório de Química Ambiental e Instrumental do Campus de Marechal Cândido Rondon está classificado entre os melhores do Brasil referente às análises físicas de solos e possui o Selo de Qualidade para 2013, emitido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) somente aos melhores laboratórios do País.

O Laboratório também se destaca entre os melhores do Paraná, com relação à qualidade de análises químicas de solos, recebendo o conceito “excelente” e tendo obtido ainda o Selo de Qualidade emitido pela Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas do Paraná (Cela-PR) para o ano de 2013.

Cabe salientar que o Laboratório de Química Ambiental ainda presta serviços de análises de solos, plantas e amostras ambientais de forma gratuitas aos docentes e acadêmicos da Unioeste. A equipe responsável pelos trabalhos ali realizados é formada, além do coordenador Affonso Gonçalves, pelo vice coordenador, o professor doutor José Renato Stangarlin e pelos técnicos Emerson Gasparotto e Gilmar Divino Gomes. Conta ainda com uma equipe de acadêmicos e estagiários.

Para realizar análise de solos e tecido vegetal, os agricultores interessados podem entrar em contato com as prefeituras da região ou diretamente com o Laboratório, no Campus rondonense da Unioeste pelo telefone (45) 3284-79-24.