Unioeste e Iapar apresentam Projeto de Biodiesel

Para apresentação do projeto de instalação da vitrine tecnológica de biodiesel na região, representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) participaram de reunião de trabalho, na última semana, na sede do Iapar em Santa Tereza do Oeste.

A Unioeste e o Iapar trabalham em conjunto para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, com o intuito de gerar a possibilidade de criação, difusão e transferências de tecnologia na área de energia renovável. Inicialmente as ações procuram envolver a União, por meio da Agencia Nacional do Petróleo (ANP), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Secretaria da Receita Federal e o Estado.

Resultados

Durante a reunião, que teve a participação de representantes da Agricultura Familiar e do assessor especial para Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli, foi realizada a demonstração das tecnologias desenvolvidas, a apresentação da proposta de parceria do Centro de Referência em Combustíveis Alternativo e discutida a probabilidade de instalação da vitrine tecnológica de biodiesel junto ao Iapar.

Representantes do Iapar confirmaram que as tecnologias desenvolvidas já estão à disposição de uso aos produtores. Hamilton Serighelli se disse satisfeito com a parceria entre as instituições por ver a possibilidade concreta do projeto de biodiesel ser realizado envolvendo diretamente as famílias de assentados.

O Projeto

Segundo o professor doutor Reginaldo Ferreira Santos, do curso de Engenharia Agrícola do Campus de Cascavel, o  Projeto de Biocombustível da Unioeste possui duas ramificações. “A primeira trata do Projeto Biodiesel e outros produtos a partir de óleo de fritura, que objetiva recolher óleo de frituras em escolas, restaurantes e pontos de coletas oleecológicos, visando evitar a contaminação ambiental”, afirma Reginaldo.

O professor explica que um litro de óleo de fritura é responsável pela poluição de um milhão de litros de água. “O óleo de fritura será recolhido e transformado em biodiesel e produtos de limpeza que servirão como moeda de troca em projetos de educação ambiental”. Serão realizados treinamentos teóricos e práticos nas escolas e na usina escola de biocombustível.

A segunda ramificação do Projeto Biodiesel diz respeito à ração animal a partir de grãos de soja e outras oleaginosas, que visa agregar valor a matéria prima da agricultura familiar através da transformação do produto agrícola em ração de gado e óleo combustível para tratores e transporte escolar. “Serão realizados experimentos de campo, estudos de viabilidade agronômica, econômica e treinamento a fim de se criar uma cadeia de produção de alimento e energia para a agricultura familiar”, afirma o professor Reginaldo.