Pró-Reitoria de Graduação cria comissão pedagógica para discutir Vestibular 2014

Com o objetivo de reformular o processo seletivo (Vestibular 2014), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Pró-Reitoria de Graduação vem debatendo, desde de 2012, com todos os cursos da Instituição um novo modelo de seleção. A partir dessas discussões e amparada pela resolução 043 do Conselho Universitário (COU), a Pró-Reitoria criou, nesse ano, uma comissão pedagógica para debater as mudanças sugeridas. “Precisamos avançar no modelo de acesso à nossa Universidade. Todas as instituições, sejam públicas ou privadas, estão se adequando ao momento presente”, alerta a Pró-Reitora de Graduação, professora Liliam Faria Porto Borges.

Essa comissão é composta por docentes de diversas áreas do conhecimento, indicados nas estâncias colegiadas e oriundos de todos os Campi da Unioeste. Os trabalhos tiveram ínicio em meados de fevereiro deste ano. “Estamos debatendo diversas propostas para apresentarmos na próxima reunião do Cepe”, explica ela.

Outra preocupação da Instituição é garantir o acesso dos estudantes da Rede Estadual de Educação a Unioeste. Para que isso aconteça de fato, estão sendo estudadas as possibilidade da utilização do ENEM já no primeiro processo seletivo. “Nós já utilizamos há alguns anos as notas do ENEM para ocupação das vagas remanescentes. Por isso, estamos discutindo no conselho a proposta de utilizar parte das vagas com este método. Acreditamos que assim, estaremos garantindo o acesso ao ensino superior público, aos estudantes dos colégios estaduais de forma mais democrática”, ressalta Liliam.

Outra discussão é o fato do vestibular ser eliminatório e não classificatório. Para a comissão isso dificulta o acesso dos estudantes, que muitas vezes são eliminados em disciplinas do núcleo comum. “A comissão entende que o vestibulando muitas vezes vai bem nas provas específicas, mas roda nas de conhecimentos gerais. Esse estudante poderia desenvolver uma boa atividade pedagógica na sua vida acadêmica, mas acaba eliminado no processo seletivo. A consequência é que muitas vagas ficam ociosas por este motivo. Por isso, o conselho pedagógico esta debatendo novos métodos de seleção, pautados no preenchimento total das vagas, mas sem deixar de se preocupar com nível de conhecimento dos candidatos”, finaliza.

O próximo encontro do conselho será no dia 21/03 na sala do COU, na Reitoria.