Orçamento da Unioeste é de R$ 289 milhões

O Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) aprovou, no ano passado, orçamento de R$ 487 milhões para o exercício da Universidade em 2013. Porém, do orçamento aprovado pelo COU e encaminhado pela Unioeste à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Seti), foi aprovado pelo Governo estadual apenas o montante de R$ 289 milhões.

“Apesar do corte de 41%, o orçamento para o exercício de 2013 ainda é 11% superior ao orçamento do exercício de 2012”, disse o pró-reitor de Planejamento, Jandir Ferrera de Lima, acrescentando que “isso já demonstra uma conquista da Unioeste frente ao histórico orçamentário em anos anteriores”.

De acordo com ele, o corte no orçamento de 2013 foi maior na rubrica Investimentos com recursos do tesouro estadual. Assim, no exercício de 2013, os Investimentos terão de ser feitos com recursos próprios ou por meio de convênios federais e outros convênios. Além disso, o pró-reitor explicou que todas as demandas enviadas durante a elaboração do orçamento para o exercício de 2013 não poderão ser atendidas integralmente.

Segundo o pró-reitor Jandir Lima, à medida que os recursos e os gastos orçamentários forem liberados pelo tesouro estadual e informados à Pró-reitoria de Planejamento, a Pró-reitoria de Administração e Finanças (PRAF) fará os repasses e a execução orçamentária conforme as rubricas e emendas contempladas, bem como as necessidades da gestão da Unioeste em todas as suas unidades administrativas.