Dias das Mães é comemorado na Ala Psiquiátrica do HUOP

Nesta quarta-feira (08-05), os funcionários da Ala Psiquiátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), realizaram um café da manhã especial em homenagem ao Dia das Mães, com direito a bolo, salgadinhos, tortas e refrigerantes.

A confraternização teve o auxílio de toda a equipe do hospital, das enfermeiras da ala, do serviço social e do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH). Na entrada dos pais, os alunos cantaram uma música que fala sobre perdão e amor à mãe. Muitos pais se emocionaram com a surpresa e os alunos ficaram muito contentes.

A atividade tem participação do Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário (PDA), e do projeto terapêutico que é realizado na ala. A enfermeira responsável pelo setor Josefa Brás Silva, conta que os alunos auxiliaram na preparação das comidas que foram servidas e produziram as lembranças que foram entregues para as mães, com a intenção de aproximar mais os pais e filhos que estão internados. “O que pretendemos fazer com essa confraternização é que eles reconheçam o valor de pai e mãe, também dos pais para o filho e que percebam a importância que isso têm,” comenta Josefa. Ela diz também que pretende realizar encontros como esse em todas as datas comemorativas, pois isso auxilia na recuperação dos pacientes.

O SAREH, que sempre tem grande participação nesses eventos, ajudou na produção das lembranças e cartões para as mães e também produziram a decoração. A pedagoga do SAREH, Edinéia Martins, explica que eles trabalham com a parte pedagógica dentro da ala. “Nesta data buscamos trazer os valores e conceitos de família, a aceitação da mesma e trabalhar a questão emocional com eles”, enfatiza.

A assistente social Daniela Prochnow Gund,  diz que esse tipo de atividade serve para demonstrar aos pacientes que eles não estão sozinhos e que os pais também podem buscar apoio na Ala Psiquiátrica. “O mais legal foi ter a participação de todos os pais e mostrar que a aceitação é possível” finaliza.

Ao terminar a confraternização, todas as mães deixaram uma mensagem para seus filhos num cartaz de Depoimentos da Mães, que ficou exposto para todos lerem.