Ciência sem Fronteiras leva estudante da Unioeste aos EUA

O acadêmico do 5° ano do curso de Engenharia Civil do Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Eduardo Veronese Ransolin, conquistou por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, bolsa de estudo para a University of Colorado, localizada na cidade de Boulder nos Estados Unidos.

Eduardo permaneceu no exterior, de janeiro a dezembro do ano passado, desenvolvendo pesquisas e estudos relacionados à área da Engenharia Civil. “Lá na universidade, eu fazia três horas/aula por semana em cada disciplina. Era quatro matérias semestrais, o que é diferente aqui no Brasil. Em compensação, no horário que não estava dentro da sala de aula, ficava na biblioteca junto com outros colegas estudando. Quando era necessário, recorria aos professores que permaneciam no campus da universidade durante o dia todo, para dar suporte das disciplinas aos alunos”, conta.

Paralelo aos estudos, Eduardo estagiou no Departamento de Projetos Residenciais, que fica dentro da própria universidade. “Eu auxiliava gerentes de projetos em várias reformas e construções no campus, além de gerenciar projetos de renovação de escritórios e contribuir no desenvolvimento de documentos de licitação e de normas construtivas”. Para ele, as disciplinas estudadas com foco na incorporação e comercialização imobiliária, contribuíram para decidir a área que deseja atuar depois de formado, que será nesse fim de ano.

Eduardo reforça que a qualidade de ensino dada no Campus de Cascavel da Unioeste, especificamente no curso de Engenharia Civil, o qual ele frequenta, é satisfatória. Ele pretende investir no mercado local. “Quero investir em algo novo, pretendo me tornar um empreendedor no setor de negócios imobiliários unido a tecnologia” conclui.

Desde a abertura dos editais do Programa, em 2011, 14 acadêmicos da Unioeste foram contemplados com bolsas de estudos para os Estados Unidos, Dinamarca, Reino Unido, Holanda, Espanha, Portugal e Canadá. Desses, três já retornaram para o Brasil.

O responsável pelo Programa na Unioeste, Rafael Mattiello, informa que as dúvidas sobre o Ciência sem Fronteiras, podem ser esclarecidas no setor, localizado no prédio da Reitoria ou pelo telefone (45) 3220-5682.

Ciência sem Fronteiras

Ele busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento CNPq e Capes e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do Mec.