Encontro Internacional recebe inscrições de trabalhos

Seguem abertas, até a próxima segunda-feira (29/04), as inscrições para apresentação de trabalhos no “1° Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras: interdisciplinaridade em foco”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O encontro será realizado do dia 23 a 25 de maio, no Campus de Foz do Iguaçu.
Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é promover reflexões interdisciplinares sobre a pluralidade cultural, relações interétnicas e construção de identidades próprias da Tríplice Fronteira e de outros contextos transfronteiriços, bem como aprofundar problemas teórico-conceituais que fundamentam a inter e a transdisciplinaridade. O encontro tem como público alvo estudantes da graduação e da pós-graduação, assim como docentes e pesquisadores de todas as áreas de conhecimento.
Inscrições
Os alunos interessados em apresentar seus trabalhos devem enviar os resumos para o e-mail
As normas para elaboração do trabalho completo estão disponíveis no site do evento, no link “Normas”, (www.unioeste.br/eventos/interscf). Os trabalhos completos devem ser enviados até o dia 13 de maio.
As inscrições devem ser realizadas pela ficha de inscrição no site do evento, até o dia 6 de maio. O custo para participar do encontro é de R$ 10,00 e a taxa de inscrição para alunos interessados em apresentar trabalhos é de R$ 40,00.
Eixos Temáticos
Os eixos temáticos serão divididos em três grupos:
O grupo temático um abordará o tema “Interdisciplinaridade e Educação”. O propósito desse grupo é acolher trabalhos interdisciplinares no âmbito da educação, escolar e não escolar. O objetivo é promover o debate sobre aspectos teórico-conceituais que fundamentam a interdisciplinaridade na educação, como concepções de produção de conhecimento e de práticas.
O grupo dois, que tratará sobre a “Interdisciplinaridade e Fronteiras”, refere-se a trabalhos interdisciplinares que enfoquem as ambiguidades da categoria fronteira (geopolítica, cultural, simbólica, disciplinar), tanto problematizando quanto ultrapassando tais limites.
O grupo temático três abordará a “Interdisciplinaridade e linguagem” e tem por objetivo promover o debate sobre aspectos teórico-conceituais que fundamentam a interdisciplinaridade na produção de conhecimento e de práticas para o enfoque a respeito das linguagens em suas várias manifestações (identitárias, linguísticas, artísticas, corporais, visuais, entre outras), próprias da sociedade contemporânea.
Programação
No primeiro dia do evento, quinta-feira (23/04), a abertura oficial do Encontro está prevista para as 19 horas. Logo após, a professora doutora Margarete Axt, irá ministrar a palestra de abertura “Interdisciplinaridade: desafios para o conhecimento contemporâneo”.
Na sexta-feira, dia 24, o evento será iniciado às 9 horas com a apresentação de mesa redonda sobre o tema “Abordagens Interdisciplinaridade: práticas e produção de conhecimento”, composta pelos professores doutores Diana Milstein da Universidade Nacional de La Matanza, também representante do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Empresárial (UNLaM-IDES) da Argentina, Maria Elena Pires Santos da Unioeste e Lucídio Bianchetti da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
No período da tarde os grupos temáticos devem apresentar seus trabalhos, das 14 às 18 horas. Já no ultimo dia de evento, sábado (25/04), às 9 horas, prosseguem as apresentações de trabalhos dos grupos temáticos até às 12 horas, em seguida será realizado o encerramento do encontro.