Grupo de Inteligência promove palestra Porlibras

O Grupo de Inteligência Aplicada (GIA) promove na próxima sexta-feira, dia 26, a palestra “Porlibras: proposta de uma interlíngua para implementação de um sistema bilíngue de tradução automática Português-Libras”, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Araucária e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A palestra, ministrada pelo professor doutor Jorge Bidarra, será realizada no miniauditório 1, no Campus de Cascavel da Unioeste, às 9h50. O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser realizadas diretamente no local no dia da palestra. Os participantes que confirmarem presença receberão certificado.

Segundo os organizadores, mesmo com muitas ferramentas computacionais de auxílio à tradução Português/Libras, grande parte delas não aborda a questão da interlíngua como um instrumento de suporte necessário. “O tratamento de forma automática e eficiente envolvendo traduções de línguas de um modo geral e, em particular quando do processamento, tomam parte línguas com modalidades diferentes entre si se constituindo em um desafio, tanto para linguistas, quanto para a comunidade científica que investiga o Processamento da Linguagem Natural”, afirmam.

O objetivo da pesquisa apresentada é contribuir para o estudo das especificidades envolvidas no processo tradutório estabelecido entre essas duas línguas. Para tanto, os pesquisadores afirmam que são investigados elementos linguísticos, especialmente de natureza léxico semântico e conceitual, “Além desses elementos, buscamos pistas que nos permitam verificar o papel desempenhado pelos conceitos e os itens lexicais que os podem designar, tomando como foco principal a ocorrência de palavras complexas ou de difícil tradução”, explicam.

Pretende-se com a pesquisa propor uma interlíngua, como forma de favorecer a implementação futura de um sistema de tradução automática Português/Libras, em bases diferenciadas do que tem sido proposto até então.

Durante a palestra, serão comentados alguns aspectos relacionados ao Processamento de Linguagem Natural (PLN), a complexidade para a construção de sistemas computacionais na área, bem como o problema que é focado na pesquisa.

Palestrante

Jorge Bidarra é formado em Pós-Doutoramento em Processamento da Linguagem Natural/Linguística Computacional, com pesquisa em desenvolvimento no âmbito da tradução automática, envolvendo a interface Português – Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Possui bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ (1988) e Doutorado em Linguística Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (2001).

É professor associado B da Unioeste nos cursos de Ciência da Computação, Mestrado e Doutorado de Letras (linha de pesquisa: mecanismos da linguagem, com ênfase em lexicologia/lexicografia, extração de informação em bases de dados não estruturadas). Membro do GIA e do Grupo em Linguagem e Sociedade. Possui experiência profissional em empresas e docência.

Tem como áreas de interesse para pesquisa: Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas, Agentes Computacionais Inteligentes, Interface Humano-Computador e Processamento da Linguagem Natural/Linguística Computacional.