Transporte Público será debatido em Toledo

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), em conjunto com a União Toledana dos Estudantes de 1º e 2º Graus (Utes) e o Coletivo Barricadas Abrem Caminhos, grupo nacional de juventude que atua no Movimento Estudantil, promovem nesta sexta-feira, dia 10, reunião sobre transporte coletivo, em Toledo.

O objetivo do encontro é o de reunir representantes dos movimentos populares e associações de classe para discutir sobre o sistema de transporte público e seus problemas e direcionar a luta por um projeto popular de transporte público a ser construído a partir de uma profunda discussão com os diversos setores organizados da população.

Segundo os organizadores, debater sobre o assunto em Toledo é importante principalmente por 2013 ser o ano em que ocorrerá o novo processo de decisão sobre a concessão do serviço para os próximos anos. Eles destacam ainda o fato de  “estar ocorrendo em todo o País diversas lutas em defesa do transporte como um direito social e não como um grande negócio, além de mobilizações contra o aumento das tarifas e na defesa da implantação do passe-livre estudantil”.

Para os representantes das entidades estudantis, a discussão sobre o assunto se faz necessária no momento em que se realizam audiências públicas consultivas em poucos bairros, “sendo que as demandas coletadas pela população são necessidades imediatas do cotidiano, como horários, linhas, atendimento e outras não havendo tempo para se preparar e entender a fundo toda a questão”.

A partir dessas discussões, também serão tratados temas como acessibilidade, tarifa, linhas, horários, passe-livre para idosos, passe-livre estudantil, condições de trabalho e condições de uso. A reunião é aberta ao público e ocorrerá a partir das 19h30, na sede da Utes, localizada na Rua Raimundo Leonardi, número 2030, esquina com a Rua Santos Dumont no centro de Toledo.

Mais informações os interessados podem obter entrando em contato com Lincoln, da Utes, pelo telefone 9997-9553; Giovane, do DCE, no telefone 9817-5608; Jorge, do CACS, no telefone 9951-4963; ou Lorenzo, do grupo Barricadas, pelo telefone 9811-7395.