Polo do Parque Tecnológico Virtual do Paraná será instalado na Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sedia a realização de workshop regional para instalação do Polo de Desenvolvimento do Oeste e Sudoeste do Paraná, que integra o Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTVPR), em evento marcado para as 9 horas do próximo dia 11, na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria em Cascavel.

A Unioeste será a primeira a receber o Polo Tecnológico, dos outros seis a serem implantados nas universidades estaduais do Paraná pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O reitor Paulo Sergio Wolff recepciona o secretário da Seti, Alípio Leal, que abre oficialmente o evento, e o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Julio Félix, que fará apresentação da proposta de funcionamento do PTV Paraná, além de representantes do setor produtivo e empresarial, entre outras autoridades convidadas.

As atividades do workshop regional seguem com uma Dinâmica de Grupo para articulação com empresas e instituições e consolidação do modelo de governança do Parque Tecnológico Virtual do Paraná, com a participação dos membros do Ateliê Projeto. Já às 11h30 a equipe da Curitiba International School for Urban Sustainability (Cisus), ou Escola Internacional de Sustentabilidade Urbana de Curitiba, apresenta um resumo sobre o PTVPR. O encerramento dos trabalhos está previsto para as 12 horas a cargo do secretário Alípio Leal.

O Parque

O Parque Tecnológico Virtual é um modelo de plataforma, na qual os agentes interagem em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva. Podem participar instituições de pesquisa, parques, universidade, centros de promoção de empreendedorismo, incubadoras de qualquer município do Paraná. O Parque pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica, também de todo o território paranaense.

As empresas que aderirem à plataforma se beneficiam do uso de serviços tecnológicos credenciados e são acompanhadas de perto por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação, denominadas instituições âncora.  O Parque Tecnológico deverá entrar em funcionamento a partir de junho próximo.

Outros Polos

Os Polos de Desenvolvimento Tecnológico Regionais, que formam o Parque Tecnológico Virtual do Paraná, seguem sendo implementados a partir do dia 14 na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no dia 15 na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no dia 21 na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) em Guarapuava, no dia 22 na Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), no dia 27 na Universidade Estadual de Ponta Grosa (UEPG), e no dia 2 de abril na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Curitiba.