Unioeste realiza debate sobre implantação do SISU

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promoveu na ultima sexta-feira, dia 15, no Campus de Cascavel, uma nova conferência sobre a implantação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no processo seletivo de 2014.

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo da implantação do sistema no processo seletivo da Unioeste é solucionar os problemas relacionados ao sistema de seleção atual, bem como a falta de alunos aprovados o que resulta em vagas ociosas.

No evento a professora doutora Marcia Regina Martins Alvarenga coordenadora do Sisu na Univesidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), relatou sobre as experiências adquiridas pela Instituição com a implantação do sistema há três anos. Já o professor Rosalvo Shutz da Unioeste de Toledo, que faz parte do movimento Pró-Sisu, falou sobre os benefícios do sistema.

Os benefícios

Segundo a Professora Marcia Alvarenga da UEMS o Sisu conta com inscrições online e a plataforma é de fácil navegação, autoexplicativa, ágil e informativa. Além disso, as instituições tem flexibilidade ao utilizar o sistema para escolher o peso e a nota de corte. Ela ressalta que a Universidade tem acesso aos recursos do PNAEST e que os gastos com pessoal envolvido na organização do processo de seleção é reduzido, em comparação ao vestibular convencional. “Há transparência no processo e maior visibilidade. Tivemos candidatos de todo o Brasil e de municípios do Mato Grosso do Sul”, comenta a professora.

Segundo a professora a implantação do Sisu resultou no aumento da relação candidato/vaga para cursos ociosos, aumento de candidatos inscritos, de alunos matriculados e diminuição de chamadas para preencher o total de vagas. O perfil do aluno selecionado pelo Sisu não foi alterado em termos regionais e sociais.

As fragilidades

Marcia ressalta que entre as dificuldades estão o desconhecimento por parte da comunidade interna da Universidade e das escolas estaduais, em relação ao acompanhamento que deve ser feito continuamente pelo candidato, via internet. Os pais também se preocupam com a moradia e alimentação de alunos que vem de outros estados e municípios distantes. Para solucionar estes problemas ela comenta que deve ser realizada a divulgação do processo seletivo, interna e externamente e o anúncio constante das datas de inscrições e das listas de chamadas.

Recursos arrecadados

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEST) é responsável pela distribuição de recursos para instituições de educação superiores públicas e estaduais. Os recursos chegam a 2,5 milhões de reais e de acordo com a portaria normativa do Ministério da Educação (MEC), nº25 art 3°, devem ser investidos nas seguintes áreas: alimentação, moradia estudantil, transporte, assistência à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acesso a participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

O debate

De acordo com a Pró-Reitora de Graduação da Unioeste, professora doutora Liliam Faria Porto Borges, está sendo elaborada uma proposta pelo Conselho Pedagógico do Vestibular 2014 para que 100% das vagas sejam disponibilizadas pelo Sisu, incluindo nessa porcentagem a taxa de reserva de vagas. Outras alterações estão sendo realizadas, de modo que o processo seletivo seja mais democrático.