Cuidado em Atenção Primária em Saúde é tema de seminário

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no 1º Seminário Nacional de Cuidado em Atenção Primária em Saúde, oferecido pelo Grupo de Pesquisa em Enfermagem Materno-Infantil (Gpemi) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O evento, que será realizado nos dias 27 a 29 de maio, no Campus de Cascavel, pretende discutir com os profissionais e estudantes de Enfermagem, Medicina e outras profissões da área da saúde, o cuidado no âmbito da atenção primária.

A escolha do tema se deve, segundo os organizadores, ao fato da atenção primária estar sendo reorganizada no Brasil como a ordenadora do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS), que irá coordenar o ingresso no sistema, à continuidade do cuidado, a integralidade da assistência, em busca de resolutividade do cuidado para o usuário.

Os organizadores ressaltam a importância da proposta para necessária atualização dos profissionais sobre o assunto, bem como contribui para preparação dos futuros profissionais ao ingressar no SUS. “Espera-se com este evento que os profissionais de saúde em âmbito nacional, regional e local discutam sobre sua prática em busca do cuidado integral em saúde, avaliando seu processo de trabalho e a gestão cotidiana do fazer saúde na atenção primária”, afirmam.

Durante o evento serão realizadas conferências, mesas-redondas, fóruns de discussão, com a participação de atores da saúde do Brasil, além de apresentações de trabalhos resultantes de pesquisa científica e da prática profissional.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site no endereço http://www.unioeste.br/semianrionacionalcuidadoaps. As vagas são limitadas. Os interessados em apresentar seus trabalhos no Seminário devem enviar o resumo e a ficha de inscrição, sob a forma de arquivos anexados para o seguinte e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., até o dia 30 deste mês.

Serão aceitos trabalhos para apresentação oral, desde que tratem de temáticas relacionadas com as seguintes áreas: Cuidado em Atenção primária na Saúde da criança, Saúde da mulher, Saúde do idoso, Saúde do adulto, Saúde mental e Saúde do trabalhador; e Gestão de educação, planejamento, avaliação e monitoramento do cuidado na Atenção Primária.

Os trabalhos deverão constituir-se em pesquisas concluídas, em andamento ou relatos de experiências. Não serão aceitos projetos. Os textos completos que não preencherem as exigências descritas não serão aceitos. Os candidatos podem submeter até dois trabalhos como autor e até três trabalhos como coautor, e cada trabalho poderá ter até cinco coautores.

A Comissão Científica do evento considerará no processo de avaliação dos trabalhos o conteúdo, que deverá apresentar qualidade científica, a coerência metodológica, o encadeamento lógico entre introdução, justificativa, métodos, resultados e conclusões. Além do cumprimento das condições de submissão e das normas quanto ao formato e ao prazo disponíveis no site do evento.

Os resultados dos trabalhos aprovados serão divulgados no dia 15 de maio no site do evento. Os certificados de participação e apresentação de trabalho com o nome do relator e dos demais coautores será disponibilizado online na página do evento 30 dias após o seu término.