Aberta chamada pública para o Programa Ciência sem Fronteiras

Acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) poderão fazer suas inscrições somente até a próxima sexta-feira, dia 5, no Programa Ciência sem Fronteiras, para bolsas de graduação sanduíche (curso que é feito parte no país de origem e outra no exterior) na Bélgica e na Finlândia. Já para bolsas de graduação na Áustria, China e Irlanda o prazo para inscrição vai até o dia 6.

O Programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa resulta dos esforços conjuntos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), por meio das suas respectivas instituições de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Capes).

Os cursos

Diversos cursos superiores que a Unioeste oferece são aceitos para o Programa, sendo os seguintes: Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica, Ciência da Computação e Matemática, todos do Campus de Foz do Iguaçu. Em Marechal Cândido Rondon, envolve os cursos de Geografia, Agronomia e Zootecnia.

Também os cursos de Engenharia de Pesca, Engenharia Química e Química, do Campus de Toledo. E por fim, no Campus de Cascavel, os estudantes das graduações em Biologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Matemática, Farmácia e Medicina poderão concorrer a uma bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras.

No Campus de Foz do Iguaçu, o acadêmico do 5° ano do curso de Engenharia Elétrica, Fernando Wittmann conquistou bolsa de estudo na seleção realizada ano passado, para estudar durante um ano na Polytechnic State University, nos Estados Unidos. Ele deve embarcar para o exterior em setembro deste ano.

Requisitos

Esta sendo aceita apenas uma única inscrição por candidato e somente para uma única chamada. Nesta chamada, os estudantes contemplados iniciarão as atividades no Exterior, a partir do mês de setembro deste ano.

Os estudantes interessados em se inscrever para o Programa devem respeitar os seguintes critérios: ter nacionalidade brasileira, estar regularmente matriculado em um dos cursos citados acima, além de ter integralizado pelo menos 20% do currículo do curso e no máximo 90%, apresentando perfil de aluno de excelência. Também é necessário comprovar proficiência em idioma estrangeiro, o qual varia de país para país.

Outras informações poderão ser obtidas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br, ou ainda no setor do Programa na Unioeste, pelo telefone (45) 3220-5682, com Rafael Mattiello.