Rondonistas da Unioeste desenvolvem atividades junto à população

O mês de Janeiro é considerado tempo de férias, mas para as duas equipes do Projeto Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é sinônimo de muito trabalho. Descansar mesmo só daqui uns bons dias, mas os professores e acadêmicos não se importam, o foco agora, é cumprir a missão que todos os rondonistas se comprometeram, antes de seguirem os destinos.

A equipe Operação 2 de Julho composta por oito alunos e dois professores, desenvolvem o Conjunto B de Ações, atividades relacionadas aos temas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho no município de Capim Grosso, na Bahia. O grupo atuará na cidade até o dia 3 de fevereiro sob coordenação da professora Rosislene de Fátima Fontana, do curso de Hotelaria, do Campus de Foz do Iguaçu e pela técnica administrativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) Erosânia Lisboa.

Já a outra equipe Operação São Francisco também composta por dois professores e oito acadêmicos, trabalha no Conjunto A de Ações, que trata assuntos de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde na cidade de Campo do Brito, estado de Sergipe. A equipe permanece no município até dia 4 do mês que vem. As professoras que coordenam o grupo são Elisabeth Rossetto e Joceli de Fátima Arruda Sousa, ambas do curso de Pedagogia do Campus de Cascavel e Foz do Iguaçu, respectivamente.

Trabalhos

A equipe Operação 2 de Julho, responsável pelo desenvolvimento de atividades ligada as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho ao longo desta semana elaborou diversas oficinas de comunicação com a produção de um jornal impresso voltado a comunidade do município, de reaproveitamento de alimentos voltado as merendeiras das escolas, peças teatrais destinadas as crianças e oficina de metodologia de planejamento participativo para representantes de classe e comunidade em geral.

Segundo a coordenadora da Operação 2 de Julho a equipe está apenas no início dos trabalhos, que seguirão em ritmo intenso por mais alguns dias. “Estamos realizando diversos trabalhos e a população está interessada e participativa, buscando realmente a troca de conhecimento com nossos acadêmicos. Até agora estivemos aplicando as atividades na área urbana, mas na próxima semana migraremos para a área rural, para que o grupo também tenha contato com a realidade do sertão nordestino”, comenta. Para ampliar melhor o trabalho, o grupo criou um blog com todas as atividades que já foram realizadas até então, o endereço de acesso é http://unioestenabahia.blogspot.com.br/.