Projeto Rondon: Uma lição de vida e cidadania

Reunião realizada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) reuniu acadêmicos e professores, que participaram das Operações 2 de Julho e São Francisco, e da Ação Cívico Social (Aciso), na manhã desta sexta-feira (08), na Reitoria. O encontro serviu para as equipes avaliarem e relatarem experiências adquiridas durante o período que passaram na região Nordeste do País. Também participarem do encontro professores da Universidade interessados em participar das próximas Operações do Projeto.

A coordenadora do Projeto na Unioeste, Erosânia Lisboa, ressaltou a importância da divulgação do programa dentro das universidades para dar visibilidade e oportunidade a outros alunos interessados em participar.  Os rondonistas, demonstrando satisfação por terem participando do projeto, debateram questões importantes relativas aos trabalhos desenvolvidos nas cidades de Capim Grosso, na Bahia e Campo do Brito, em Sergipe, onde permaneceram por 15 dias, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Os alunos sugeriram que o processo de seleção tenha mais etapas, facilitando a inscrição de quem sentir dificuldades para se encaixar nos requisitos iniciais e apontaram a necessidade de maior incentivo também por parte dos professores da Universidade. “Os professores podem e devem participar mais do projeto”, disse Roberto Longoni de Souza, acadêmico de Odontologia que participou da Aciso, atuando no estado do Pará, com a supervisão da Marinha Brasileira.

Outros assuntos debatidos na reunião estiveram relacionados com dificuldades encontradas pelos alunos para a realização dos trabalhos, além de enfrentarem clima adverso (altas temperaturas), à dificuldade de locomoção de uma localidade a outra e escassez de recursos para o tratamento das pessoas atendidas, entre outras.

Por outro lado, os acadêmicos destacaram a receptividade da população e a satisfação proporcionada pela realização das atividades. Também falaram do contentamento propiciado ao contribuir para desenvolvimento social das comunidades onde foram realizados os projetos e pela oportunidade de conhecer e interagir com diferentes culturas.

É possível conferir a trajetória de um dos grupos dos jovens acadêmicos, pelo Blog unioestenabahia.blogspot.com.br. O Unioeste na Bahia foi criado pelos participantes da equipe “Operação 2 de Julho” e possui conteúdos como a programação das atividades realizadas, os lugares visitados e as experiências vividas pelos rondonistas. Além de histórias inusitadas e depoimentos sobre o dia-a-dia dos participantes, o blog possui inúmeras fotos que registram diferentes momentos vivenciados por eles.

Para mais informações ou como participar das próximas operações do Projeto Rondon, documentos e normas do projeto, basta acessar o site projetorondon.pagina-oficial.com/portal.