Jornada de Estudos Linguísticos e Literários

O curso de Letras de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza anualmente a Jornada de Estudos Linguísticos e Literários (JELL), que este ano entra em sua 16ª edição.

Para melhor informar os interessados no evento que vem ganhando repercussão nacional, os organizadores construíram o site www.jell-unioeste.com.br, com todas as informações a respeito da jornada. No site, existe, inclusive um “Fale Conosco” que permite ao interessado manter contato com os organizadores.

A JELL, a cada ano, aborda um tema específico. Usualmente, além do principal foco do evento, há, também, estudos e debates vinculados à Linguística, à Literatura e às Línguas Estrangeiras, que ocorrem por meio de conferências, cursos, oficinas, mesas redondas, mini-cursos e sessões de comunicações.

A 16ª Jornada está programada dos dias 24 a 28 de junho próximo com a temática “O discurso e a constituição do sujeito: nos meandros da linguagem”.

O evento conta com a presença de autores de renome como conferencistas os docentes Sirio Possenti, Maria do Rosário Gregolin, Bethânia Mariani e Maria Cristina Leandro Ferreira. A Jornada conta, ainda, com docentes e discentes de cursos de Letras da Unioeste e de outras IES, além de professores do Ensino Fundamental e Médio, do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná e de alunos de Pós-Graduação em Letras.

O objetivo principal da Jell é criar uma oportunidade de reflexão, de debates e de divulgação de temas sobre assuntos importantes ligados à linguagem, além de ter como meta a melhoria da educação e do ensino.

De acordo com os organizadores, o evento este ano “dedica-se ao tema do discurso e pode, por isso, ser de interesse não só de pessoas ligadas às letras, mas também ao Direito, à História, dentre outros cursos ligados às áreas e Ciências Humanas”.

Os organizadores convidam a todos a visitarem o site, enviarem suas dúvidas e sugestões e atentarem para a programação prevista, que está de altíssima qualidade, “contando com nomes dos mais influentes em nível de Brasil na temática da jornada”.