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PDE possibilita aprendizado e troca de experiências

Trezentos e cinquenta e dois professores pertencentes a seis núcleos de Educação das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, participam de hoje (18.03) até quarta-feira (20.03) do Seminário: “A Educação Especial na Educação Inclusiva: Perspectivas Atuais” que abre os trabalhos da turma 2013/2014 do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O evento é realizado no auditório do Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com o Programa de Educação Especial (PEE), o Fórum Municipal Oeste e Sudoeste em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, os serviços estaduais da área da Educação Especial do Núcleo Regional de Educação de Cascavel e com o Mestrado em Educação do Campus de Cascavel da Unioeste.

A abertura solene do Seminário contou com a presença do reitor Paulo Sérgio Wolff, que saudou os professores inscritos no PDE e relembrou a importância do evento que trata da Educação Especial na Educação Inclusiva. O tema foi apresentado aos participantes pelo professor doutor José Geraldo Silveira Bueno, do Programa de Pós-Graduação em História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Intercâmbio

O coordenador do PDE, professor Marco Antônio Batista Carvalho, destacou a importância da Unioeste para as escolas públicas das regiões Oeste e Sudoeste. “A universidade tem a função de promover o intercâmbio com as escolas, pois com a participação ativa dos professores, é possível trazer as carências dessas escolas para dentro da Unioeste e discutir soluções para tais situações”.

Ele disse ainda que o PDE é uma oportunidade dos docentes unirem a teoria com a prática, onde serão capazes de desenvolver pesquisas científicas, abrindo caminhos para ingressar no mestrado ou doutorado dentro da Unioeste.

Já para a professora Ana Albano Acosta, do município de Dois Vizinhos, o PDE abre portas para o aprendizado do próprio docente e, consequentemente na transmissão de maiores conhecimentos feitos em sala de aula. “Busco sempre estar me atualizando, aprimorar o relacionamento interpessoal, projetar plano de carreira e o mais importante, desenvolver pesquisas científicas, pois nós na condição de professor necessitamos sempre de novos conhecimentos”, observou.

Também prestigiaram a abertura do Seminário, pró-reitores da Unioeste, representantes dos núcleos de Educação atendidos pela Unioeste das cidades de Assis Chateubriand, Cascavel, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Toledo, entre outras autoridades convidadas.

Outras atividades

Nos outros dois dias do evento, os professores cumprirão extensa programação participando de inúmeras palestras, fóruns, mesas-redondas e de debates.  Amanhã (19.03) os trabalhos serão iniciados com o Fórum Regional Oeste e Sudoeste em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência: agenda permanente de mobilização pela concretização dos direitos sociais: educação, saúde, assistência social, tecnologias assistivas. Na sequência o tema a ser abordado será “As pessoas com deficiência na Unioeste: o Programa Institucional (PEE), seus objetivos e ações em desenvolvimento e o Centro de Reabilitação Física”, coordenado pela professora Lúcia Zanato Tureck, seguido por debate.

No período da tarde, os participantes acompanham discussões sobre os “Programas e serviços públicos educacionais de apoio à Educação Inclusiva na rede estadual de ensino: O Centro Regional de Avaliação Pedagógica (Crape), deficiência intelectual, deficiência física, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”, que terá a participação dos professores Nelson Cabral, Ivete Goinski Pellizzetti e Miriam Alves Carvalho. Será apontada ainda nesta tarde de palestras, a importância de os professores da rede estadual atentarem para toda essa diversidade de alunos que eles estão recebendo em suas salas de aula.

Já na manhã de quarta-feira, dia 20, as professoras Patrícia Zaneti, Luzia Alves da Silva e Santa Terezinha Lavarda coordenam mesa redonda sobre “Programas e serviços públicos educacionais de: o Centro de Apoio (CAP) – deficiência visual e surdocegueira”.  Outro tema a ser abordado diz respeito aos “Programas e serviços públicos educacionais de apoio à Educação Inclusiva na rede estadual de ensino – deficiência auditiva e surdez: Libras, Ensino de Português para Surdos”, a cargo dos professores Heloir Aparecido Montanher e Marta de Fátima, Carla Eliza Santos, seguido por debate.

Encerrando a programação do Seminário Educação Especial e Educação Inclusiva: Perspectivas Atuais, haverá na parte da tarde apresentação do tema “Programas e serviços públicos educacionais de apoio à Educação Inclusiva na rede estadual de ensino: Sareh – Rede de Apoio à Educação Inclusiva e Programa de Evasão Escolar do Núcleo Regional de Educação de Cascavel”.

Turmas

A Unioeste implantou o PDE em 2007, sendo uma das Universidades que presta atendimento ao maior número de professores.  Neste ano são 352 professores - no ano passado foram 363- e, segundo o coordenador Marco Antonio Batista Carvalho, as aulas serão iniciadas no dia 1º de abril em dois campi da Unioeste: Cascavel e Francisco Beltrão.

Em Cascavel serão seis turmas e em Francisco Beltrão mais duas turmas. Neste primeiro semestre, os professores terão 68 horas/aula na área de Fundamentos da Educação e depois mais 68 horas de Metodologia da pesquisa. Já no segundo semestre eles fazem 128 horas de cursos na sua área específica de atuação, totalizando16 turmas distribuídas por 14 diferentes cursos.

 No Campus de Cascavel serão oferecidos os cursos de Biologia, Ciências, Educação Especial, Gestão Escolar, Inglês, Pedagogia, Matemática e Português. Em Foz do Iguaçu os cursos a serem ministrados serão: Matemática e Educação Profissional, Formação Docente e Português. No Campus de Marechal Cândido Rondon serão os cursos de Educação Física e História. Em Francisco Beltrão, Geografia e em Toledo os cursos de Filosofia e Química. 

 

 

 

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