Professora apontada como maior pesquisadora em inteligência artificial

A coordenadora geral do Laboratório de Bioinformática (Labi) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, professora Doutora Huei Diana Lee, foi apontada entre os pesquisadores de maior colaboração e impacto em produtividade na área de inteligência artificial no Brasil e indicada em primeiro lugar no Paraná.

O estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CCMC) da Universidade Federal do ABC (UFABC), a pedido da Sociedade Brasileira de Computação – SBC, reuniu e analisou 641 currículos lattes de pesquisadores de Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil. Com as informações de indicadores de produtividade dispostas no currículo de cada pesquisador, foi construído um ranking de colaboração e impacto desses profissionais na área de Inteligência Artificial.

Nesse estudo, a professora Dra. Huei Diana Lee foi ranqueada como a primeira no Paraná e 11ª no Brasil. Nesse mesmo estudo, a professora titular Dra. Maria Carolina Monard, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos), pesquisadora do Laboratório de Inteligência Computacional (LABIC) do ICMC/USP e do Laboratório de Bioinformática (LABI) da Unioeste, foi indicada em 1º lugar, como pesquisadora de maior colaboração e impacto em produtividade na área de Inteligência Artificial em todo o Brasil. “O resultado do trabalho realizado em todos esses anos, principalmente no que diz respeito à formação acadêmica e ética de cidadãos responsáveis e bem posicionados na sociedade, nos preenche de orgulho e felicidade; e nos mostra que, evidentemente, o trabalho responsável e a honestidade, às vezes em falta na sociedade atual, são características fundamentais para se alcançar resultados que possam contribuir, de fato, na melhoria da Universidade e da Sociedade como um todo. Devemos continuar fazendo a coisa certa e, eu, sempre estarei nesse caminho”, declarou professora Huei.

Avaliação

A avaliação dos currículos foi realizada correlacionando, indicadores como: artigos completos publicados em periódicos científicos; patentes e registros de software, prêmios e títulos, livros e capítulos de livros publicados, organização de eventos científicos e trabalhos científicos completos publicados em anais de congressos.

Os dez pesquisadores colocados à frente da Professora Dra. Huei Diana Lee, provém de Instituições de Ensino e Pesquisa dos maiores centros do Brasil, a saber: USP/São Carlos, Universidade Federal do Rio Grande (UFRG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

LABI

O Laboratório de Bioinformática da Unioeste foi fundado em 2002 pelos professores Dra. Huei Diana Lee (coordenadora-geral), Dr. Wu Feng Chung (coordenador da área médica) e Ms. Renato Bobsin Machado (coordenador da área computacional), e desenvolve Projetos de Pesquisa com o Serviço de Coloproctologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Laboratório de Inteligência Computacional da USP/São Carlos (LABIC), entre outras Instituições de Ensino e Pesquisa e Empresas Públicas e Privadas.

Professora Huei

Huei Diana Lee graduou-se na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Rio Claro), e realizou o Mestrado e o Doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos). Huei é professora do curso de Ciência da Computação da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, desde 1996. Desde então, tem-se doado integralmente à Unioeste, contribuindo não apenas no ensino, mas também em projetos de pesquisa e extensão, importantes que ultrapassam o âmbito nacional.

Enquanto coordenadora do curso de Ciência da Computação da Unioeste, entre 2008 e 2010, o curso obteve duas vezes conceito nível 5 na avaliação do Enade,  também foi estrelado nível 3 no Guia do Estudante de 2010 – Editora Abril e elevou a Ciência da Computação da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, na posição entre os três melhores cursos do Brasil, junto à UFMG e UFRGS, de acordo com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Ao longo dessa trajetória, a Professora Huei orientou mais de 30 alunos de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado), que se inseriram em diferentes instituições de Ensino e Pesquisa, como USP, Unicamp, UFPR, UFSC, Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Universidade de Integração Latino-americana (Unila, UENP, Universidade de Buenos Aires (Argentina), Universidade Nacional de Centro de La Província de Buenos Aires em Tandil (Argentina), Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina), London University (Inglaterra), Aristotle University of Thessaloniki (Grécia) entre outras Nacionais e Internacionais. E também em outros importantes setores da sociedade, empresas públicas e privadas, como IBM, Motorola, AGX, HSoft Informática, Digistar Telecomunicações, Itaipu Binacional e Vale.

Além da formação acadêmica e ética de profissionais, toda essa dedicação tem resultado em diversos indicadores de Pesquisa e Desenvolvimento, entre os quais: 16 publicações de artigos científicos em periódicos e 221 em congressos no cenário Nacional e Internacional (92 completos, 36 resumos expandidos e 93 resumos); Diversas premiações nacionais e internacionais; 3 patentes e 4 registros de Software no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI); 2 capítulos de livro; e 8 eventos de caráter científico nacionais e internacionais.