Em março, Unioeste recebe mais 352 professores do PDE

Professores pertencentes a seis núcleos de Educação das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná participam nos dias 18, 19 e 20 de março do Seminário de abertura dos trabalhos da turma 2013/2014 do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O evento, a ser desenvolvido no auditório do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), é promovido pelo PDE da Unioeste, em parceria com o Programa de Educação Especial (PEE), o Fórum Municipal Oeste e Sudoeste em Defesa dos Direitos da pessoa com Deficiência e com os serviços estaduais da área de Educação Especial do Núcleo Regional de Educação de Cascavel.

A solenidade de abertura do Seminário, prevista para as 9 horas do dia 18, deverá contar com a presença do reitor Paulo Sérgio Wolff e dos pró-reitores, além dos representantes dos núcleos de Educação atendidos pela Unioeste, das cidades de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, entre outras autoridades.

No mesmo dia, no período da tarde, os 352 professores, que serão atendidos pela Unioeste durante 2 anos, participam de palestra com o tema “A Educação Especial na Educação Inclusiva”, a ser proferida pelo professor doutor José Geraldo Silveira Bueno, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo. Nos outros dois dias do evento, os professores cumprirão extensa programação participando de inúmeras palestras, fóruns, mesas-redondas e de debates.

O PDE

O PDE é uma política inovadora de Formação Continuada em Rede executado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e com a colaboração das sete universidades públicas do Paraná. O programa de estudos tem duração de dois anos - no primeiro ano o professor fica afastado de suas atividades em 100% da carga horária e no segundo ano em 25%.

A Unioeste implantou o PDE em 2007, sendo uma das Universidades que presta atendimento ao maior número de professores.  Neste ano são 352 professores - no ano passado foram 363- e, segundo o coordenador Marco Antonio Batista Carvalho, as aulas serão iniciadas no dia 1º de abril em dois campi da Unioeste: em Cascavel e Francisco Beltrão.

Em Cascavel serão seis turmas e em Francisco Beltrão mais duas turmas. Neste primeiro semestre, os professores terão 68 horas/aula na disciplina Fundamentos da Educação e depois mais 68 horas de Metodologia da pesquisa. Já no segundo semestre eles fazem 128 horas de cursos na sua área específica de atuação, totalizando16 turmas distribuídas por 14 diferentes cursos.

No Campus de Cascavel serão oferecidos os cursos de Biologia, Ciências, Educação Especial, Gestão Escolar, Inglês, Pedagogia, Matemática e Português. Em Foz do Iguaçu os cursos a serem ministrados serão: Matemática e Educação Profissional e Formação Docente. No Campus de Marechal Cândido Rondon serão os cursos de Educação Física, História e Português. Em Francisco Beltrão, Geografia e em Toledo os cursos de Filosofia e Química.