Campus de Toledo lança 1ª Colônia de Férias da Comunidade Surda

Com o objetivo de integrar a Universidade com a comunidade externa, o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza durante o período de férias, a 1ª Colônia de Férias da Comunidade Surda da cidade de Toledo.

A programação será desenvolvida no período vespertino, nos dias 21 a 24 de janeiro, na Escola Bilíngue para surdos (Apada). Os organizadores esperam receber participantes na faixa etária entre 5 e 12 anos.

De acordo com a equipe organizadora, os objetivos deste evento estão relacionados com a extensão, que é uma das funções que a Universidade possui. “Eventos como este fazem a aproximação da Universidade com a comunidade, e isto é bastante benéfico para os acadêmicos e para a sociedade”, afirmou a subcoordenadora do evento, Aline Keryn Pin.

A coordenadora do evento, Joicemara Silveira, informa que serão utilizadas diversas metodologias, como origami, teatro, brincadeira, jogos. “Estaremos procurando trabalhar a interação social entre os surdos e os ouvintes, por intermédio de dinâmicas lúdicas e diversificadas”, informou.

Dorcas

Os organizadores informam ainda que será promovida atividade semelhante nos dias 17 e 18 de janeiro no Centro Comunitário e Social Dorcas. A entidade Dorcas tem o objetivo de auxiliar, servir, orientar e desenvolver ações de atendimento a crianças, adolescentes e famílias nos seus diversos aspectos físicos, psicológicos, espirituais, sociais e culturais, e contribuir para o resgate da cidadania de pessoas em situação social de risco.