Estudantes da Guarda Mirim recebem certificados

Realizada ontem (12.12) nas dependências da Guarda Mirim de Cascavel, a entrega de certificados dos cursos de treinamento básico de Informática, que capacitou cerca de oitenta estudantes entre 14 e 18 anos.

As aulas foram ministradas pelos acadêmicos e professores do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e eram realizados no laboratório de Computação Teórica, no Campus de Cascavel, durantes os sábados, pela manhã e tarde. Os cursos são oferecidos pelo Colegiado de Ciência da Computação.

Os cursos “Noções básicas de Informática” e “Software Livre como ferramenta para Inclusão Digital de Adolescentes” abordaram dentre outras ferramentas, a editoração de textos, geração de apresentações, uso de planilhas e internet. Os professores Oscar José Busatta e Carlos José Maria Olguín foram os coordenadores dos cursos.

Segundo o professor Carlos Olguín, os cursos trazem aos alunos uma melhor capacitação para o primeiro emprego, com o curso de Informática e cria uma consciência cidadã nos estudantes, pois são dados aos estudantes como complementos palestras sobre cidadania, saúde, meio ambiente, dentre outros temas gerais, que são trabalhados através de ferramentas de informática.

O professor ressalta a importância destes cursos para os acadêmicos de Ciência da Computação. “Contribui na formação pedagógica dos acadêmicos, pois têm a oportunidade de colocar em prática, o que aprendem em sala de aula. È uma cooperação entre a Unioeste e a Guarda Mirim”, finaliza.

Novas vagas

Para o próximo ano, serão disponibilizadas para os estudantes da Guarda Mirim, quarenta vagas no primeiro semestre, sendo 20 no período matutino e 20 no período vespertino nos sábados. Também no segundo semestre do ano, se repetirá a abertura de vagas para os cursos. O processo de seleção é realizado pela própria Guarda Mirim e é somente válido para os estudantes desta instituição escolar. O projeto idealizado pelo curso de Ciência da Computação funciona desde o ano de 2002.