Unioeste implanta ensino a distância no sistema prisional

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) fez o lançamento nacional do projeto piloto “Ação para ampliar o atendimento educacional  para o sistema prisional: Unioeste, Governo Estadual e Federal”. A solenidade oficial foi realizada na Reitoria da Unioeste, na manhã desta sexta-feira, dia 14, com a presença de autoridades da comunidade interna e externa à Universidade.

De acordo com a coordenadora de Ensino a Distância (EAD) da Unioeste, professora Beatriz Helena Dal Molin, a proposta deste programa responde a organização de um Projeto Piloto de Educação a Distância para o Sistema Prisional/e-Sipris atendendo Unidades Prisionais do Estado do Paraná, e a Unidade Prisional de Segurança máxima, na cidade de Catanduvas (caso haja parceria), com aderência aos princípios da Rede e-Tec Brasil e atendimento às diversas unidades penitenciárias, e autonomia institucional da gestão da Unioeste e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

“A Universidade dá o passo inicial para abrir espaço no sentido de ampliar seu atendimento sócio-educativo, no que tange a inclusão social e terapêutica, no que diz respeito à Formação Continuada na modalidade de Educação a Distância (EAD) e todas as suas possibilidades. Vemos esta ação como uma manifestação aberta a parcerias de abrangência em vários âmbitos e níveis de ensino e atuação”, reforçou.

Trabalhando para a sociedade

Na ocasião do lançamento, a pró-reitora de Graduação, Liliam Faria Porto Borges, comentou que este projeto demonstra que a Unioeste, mais uma vez, responde as demandas da sociedade e pensa na educação inclusiva. “Sentimo-nos engrandecidos com esse projeto e em podermos somar com os outros governos para pensarmos a educação com uma diversidade maior”, frisou.

Para o reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, a implantação do projeto de educação a distância na Instituição é um marco, pois a Universidade passa a se utilizar também desse instrumento para levar a educação a aqueles que não podem estar presentes. “Esperamos que a partir de agora todos os órgãos estaduais e federais possam nos auxiliar nesse momento que ampliamos a forma de levar a educação”, disse.

O professor Altair Borgert, representante da Universidade Federal de Santa Catarina, também destacou a importância do ensino a distância para inclusão social e na melhoria da condição humana das pessoas que não podem ou não conseguem ter acesso ao ensino formal. Ele ainda enalteceu o trabalho da professora Beatriz para a implantação do projeto na Unioeste.

Na oportunidade, o diretor geral da Rede e-Tec Brasil/Pronatec/Setec/MEC, Fernando Amorin, expôs as propostas da Rede para a implantação do ensino a distância em todo Brasil, demonstrando a evolução e a importância que este sistema tem recebido desde sua fundação em 2011.

Ele enfatizou os impactos positivos que a educação a distância vem gerando em diversos estados brasileiros, ou seja, abrindo mais espaços no mercado de trabalho para aqueles que fazem os cursos técnicos por este sistema; aumentando a formação da mão de obra disponível, bem como os rendimentos salariais. “Um dos propósitos desses projetos é que além da qualificação profissional possamos atender as necessidades do mercado de trabalho”.

Sistema Prisional

A professora Beatriz explica que os objetivos dos cursos a serem implantado são os de preparar os participantes a nível técnico para exercerem uma profissão após o cumprimento de suas penas, visando à sua completa inserção na sociedade. Para tal, opta-se pelos vários eixos do Currículo Referência.

Os cursos obedecerão aos princípios da Rede e-Tec/Brasil no que diz respeito à modalidade, à carga horária e ao conteúdo programático e apresentarão sugestões de atividades simuladas e outras que possam apresentar-se pertinentes ao sistema prisional segundo o qual os cursos deverão sofrer a devida adequação.

Para melhor atender à natureza do público alvo, os cursos serão realizados em módulos com certificação de cada um deles que tenha sido concluído a contento, segundo o acordado entre os partícipes.

Cursos

Os cursos técnicos profissionais de nível médio na modalidade EAD da Rede e-Tec/ Brasil contarão com os seguintes recursos de ensino: ambiente virtual de ensino: será utilizada a plataforma Moodle customizada para o curso em foco, contando com: biblioteca virtual, salas de conferências (chats), fóruns, sistema de acompanhamento entre outras possibilidades de uso da plataforma escolhida.

Como consequência e resultado desta primeira etapa da proposta, os professores-autores, levando-se em conta a natureza e o interesse dos cursos receberão sugestões para adequações e customizações que julgarem pertinentes para seu material, voltado ao sistema prisional; atividades presenciais: o curso terá duas atividades presenciais compreendidas na fase inicial e final de cada módulo.

O acompanhamento aos participantes envolverá a coordenação do Programa, que acompanhará as atividades juntamente com os coordenadores dos cursos que serão ofertados, estabelecendo registros e relatórios; professor-formador, responsável pela seleção dos conteúdos, elaboração e acompanhamento das atividades de ensino-aprendizagem presenciais e on-line; webmaster, responsável pela customização da plataforma e apoio técnico que fará o acompanhamento formativo e tutores para cada grupo de 10 participantes, com a função de acompanhar e promover as atividades de estudos presenciais ou à distância, com carga horária de 20 horas semanais.