Parfor: Professores colam grau no Campus de Toledo

No Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) 21 alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) participaram da solenidade de colação de grau, realizada no último dia 30.

Os 10 formandos da segunda Licenciatura em Filosofia e otros 11 da segunda Licenciatura em Ciências Sociais receberam seus certificados em cerimônia realizada no auditório da Pontifícia Universidade Católica de Toledo (PUC) na presença de membros do Conselho Universitário (COU), professores, coordenadores, servidores técnicos, familiares e amigos.

Homenageados

A turma de Ciências Sociais teve como paraninfo Eric Cardin, como patrono Antonio Pontes Filho, e como Nome de Turma, Roberto Biscoli. A aluna Sandra Mara Prando de Oliveira recebeu o Grau em nome da turma e o aluno Otacir Luis Di Bernardo fez o juramento, enquanto Maria Angélica Morini foi a oradora.

Já a turma de Licenciatura em Filosofia teve como paraninfa Célia Machado Benvenho, como patrono Jadir Antunes, e com o Nome de Turma a homenagem foi para Tarcílio Ciotta. A aluna que recebeu o Grau foi Maria Aparecida Oliveira, que prestou o juramento Grasiela Ivana Montenegro Passarin e a oradora foi Sandra Schram.

Parfor

O Parfor, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parcerias com as Universidades Públicas do Paraná, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e secretarias municipais de Educação, tem como objetivo principal garantir que os professores efetivos e temporários (PSS), em exercício na rede pública de educação básica, obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 9394/96), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.

Tem como metas também formar o professor que ainda não possua nenhuma graduação, possibilitar uma segunda licenciatura aos professores em exercício na educação básica pública que, embora já licenciados, atuem em área ou disciplina distinta daquela de sua formação inicial e preparar o professor para o efetivo exercício da docência.