Aprendendo Geologia no laboratório

Por meio do projeto de extensão “Aprendendo Geologia no laboratório”, o curso de Geografia, oferecido no Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está promovendo o ensino da Geologia no ensino Fundamental e Médio.

O aprendizado se dá com visitas programadas ao laboratório de Pedologia/Geologia, disponibilização de materiais para exposições temáticas e atividades lúdicas. Os temas propostos atendem os conteúdos curriculares das disciplinas de Geografia (ensino Fundamental e Médio) e Ciências (ensino Fundamental) referentes à história e evolução da Terra.

Visitas orientadas

No laboratório, que possui capacidade para receber até 30 pessoas ao mesmo tempo, estagiários explicam e mostram o acervo de rochas e minerais. Também são oferecidas aulas teórico-práticas sobre os seguintes temas: Ciclo das rochas, Movimentos das placas tectônicas, Os movimentos da Terra, Estrutura interna da Terra, História da Terra (tempo geológico) e Vulcões e terremotos.

Exposições temáticas compostas por painéis, modelos físicos e amostras de rochas também são disponibilizadas para visitação. Já as exposições são destinadas às Feiras de Ciências dos colégios e tratam do Sistema solar, Cratera de impacto de meteorito e Vulcanismo.

Nas atividades lúdicas, que são promovidas no colégio, incluem jogo do ciclo das rochas (a ser realizada em sala de aula), com duração prevista de 90 minutos, além de representação do tempo geológico (desenvolvida em pátios ou quadras), com duração prevista de 45 minutos.

Para agendar a visita no Laboratório para este ano ou para 2013 e solicitar exposições temáticas ou atividades lúdicas, a direção da escola interessada deverá enviar mensagem no e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., informando datas e horários de interesse.