Reitor da Unioeste participa do Show Agrotécnico 2013

Representando o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff, participou da abertura do 1º Show Agrotécnico 2013, promovido pela instituição de ensino superior União de Ensino do Sudoeste do Paraná (Unisep), Campus de Dois Vizinhos.

Durante a abertura oficial do evento, na quinta-feira, dia 21, na Fazenda Escola da Unisep, na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, o reitor destacou a dedicação e o cuidado com a organização do evento. Ele ressaltou também a importância de uma promoção deste porte, que envolve toda a comunidade da cidade e região.

“Os acadêmicos estão tendo a oportunidade de realizar atividades práticas, enquanto para os agricultores eventos como esse trazem melhorias e o desenvolvimento tecnológico para a agricultura, agropecuária e para o agronegócio”, disse o reitor da Unioeste, ao destacar que isso resulta em benefícios para todo o Estado, especialmente para a região Sudoeste, onde a Unisep está inserida.

Além de ressaltar a difusão de novas tecnologias agrícolas como importante proposta do Show Agrotécnico, que teve como tema “Tecnologia a serviço da produtividade”, o reitor da Unioeste destacou o trabalho que o secretário Alípio Leal, vem desenvolvendo junto às universidades estaduais e também particulares, instaladas em todo o Estado.

O empresário Joseti Meimberg, proprietário da Unisep e Sérgio Fabiane, diretor geral da Instituição recepcionaram diversas autoridades presentes na abertura do evento, entre elas o secretário de Estado para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande; a deputada estadual Rose Litro; o prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton, além de representante do Instituto Agronômico do Paraná e demais representantes da Unisep.

O Show

O Show Agrotécnico 2013, realizado durante os dias 21 e 22,  teve como principal objetivo apresentar aos agricultores de todo o Sudoeste as novas tecnologias usadas desde o cultivo até a colheita, nos setores de máquinas e equipamentos agrícolas e na área das culturas de grãos e pastagens. A promoção é uma inovação na região, que busca estimular o contato das empresas com os produtores rurais, mas também integrar os acadêmicos com o futuro mercado de trabalho, especialmente dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Ambiental.

As autoridades presentes ao Show Agrotécnico da Unisep, assim como produtores rurais de toda a região, empresas e público em geral, percorreram estandes do Show, onde puderam conhecer experimentos realizados pelos acadêmicos do curso de Agronomia com fungicidas e canteiros demonstrativos de pastagens, como experimentos dos acadêmicos do curso Medicina Veterinária, relacionados à silagem.

Os visitantes tiveram acesso às inovações na área da cultura de grãos, principalmente dos cultivados na região, bem como as novas tecnologias em maquinários. Palestras, feitas por professores da Unisep, também fizeram parte da programação do evento, com temas abordando resistência das ervas daninhas, silagem e os principais desafios no manejo de pastagens.