Atletas de Rugby da Unioeste conquistam primeiro lugar

A equipe composta por dez jogadores de Rugby denominada “Moustaches Rugby Unioeste” do Campus de Cascavel, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) venceu o 1° Campeonato Interuniversitário de Rugby, realizado no último fim de semana, em Toledo.

O campeonato organizado pela Rugby Link, dirigida por Pieter Van Wyk, tinha como objetivo integrar atletas que são universitários e incentivar a prática do rugby na região Oeste do Estado.

Para o capitão do time e acadêmico de Fisioterapia, José Fernando Baumgartner Maciel, a Unioeste possui um grande potencial do esporte para se desenvolver ainda mais. E esta foi a primeira vez que a equipe disputa um campeonato.

E o esporte não é exclusividade para homens. Cerca de doze acadêmicas também realizam treinos regularmente e pretendem participar em breve de campeonatos.

Conheça o esporte

O rugby é um esporte coletivo, praticado com as mãos e uma bola. É um jogo semelhante ao futebol americano. Uma partida tem duas partes de quarenta minutos cada, e o time tem 15 jogadores titulares e seis reservas.

A bola do rugby é oval e de couro, semelhante à do futebol americano. Tem entre 58 e 62 cm de comprimento, 28 a 30 cm de largura e pesa entre 410 e 460 gramas.

O jogo é realizado num campo retangular e os equipamentos necessários para praticar o esporte são: chuteiras, shoulder pad (espécie de colete com partes amaciadas que protegem os ombros, abdômen, peito, as costas e bíceps), boqueira (proteção para os dentes) e scrum cap (capacete protetor para o crânio).