Laboratório de Química Ambiental é destaque entre os melhores do Brasil

O Laboratório de Química Ambiental do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) novamente foi destaque no Paraná e também em nível nacional. O laboratório é coordenado desde o ano 2000 pelo professor Affonso Gonçalves e atuam diretamente neste laboratório os técnicos Gilmar Divino Gomes e Emerson Gasparotto, além de diversos bolsistas e estagiários.

A coordenação do laboratório foi informada da classificação durante a participação do técnico Gilmar Gomes na reunião realizada no último dia 19, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). “Recebemos a notícia que o Laboratório de Química Ambiental ficou classificado entre os melhores do Brasil referente às análises físicas de solos (granulometria), conquistando novamente o Selo de Qualidade para 2013, emitido pelo IAC somente aos melhores laboratórios”, contou o coordenador.

O professor Affonso Gonçalves, disse ainda que no dia 20 recebeu a informação e os relatórios da Comissão Estadual dos Laboratórios de Análises Agronômicas do Paraná (Cela-PR) informando que o referido laboratório também ficou entre os melhores laboratórios do estado do Paraná referente à qualidade das análises químicas de solos, recebendo o conceito “excelente” e, assim, novamente obtendo o “Selo de Qualidade” emitido pela Cela-PR para o ano de 2013.

Convênios

De acordo com o coordenador, ainda no mês de março serão renovados os convênios de análises de solos (químicas e físicas) com diversas prefeituras da região Oeste do Paraná, uma vez que o Laboratório de Química Ambiental e Instrumental também presta serviço para a comunidade agropecuária em análises de águas, tecido vegetal e amostras ambientais diversas.

O Laboratório também atende e auxilia diretamente diversos professores e pesquisadores em seus projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado realizados no Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon.

Além disso, a equipe de pesquisa do professor Affonso tem desenvolvido diversos projetos de mestrado e doutorado, trabalhos de inovação tecnológica e efetivado muitas parcerias nacionais e também internacionais com a Espanha e Portugal.

“O compromisso social da Universidade somente é alcançado quando seu corpo docente retorna para a sociedade todo o investimento financeiro, social e intelectual que lhe foi concedido e uma das formas é a dedicação dos profissionais aos três pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão onde a prestação de serviços está inserida", comentou o professor Affonso Gonçalves Jr.