Laboratório de Usinagem recebe novo equipamento

O Laboratório de Usinagem do curso de Engenharia Mecânica, oferecido pelo Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), recebeu há poucos dias o segundo equipamento de usinagem. Junto ao primeiro, entregue no final do mês de janeiro, os equipamentos serão utilizados pelos discentes e docentes, buscando melhorar ainda mais as condições de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com Renata Camacho Bezerra, diretora geral do Campus, os recursos para a aquisição dos equipamentos foram obtidos com recursos do Fundo Paraná, junto à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), totalizando a quantia de R$ 540 mil. O Centro de Torneamento GL 240M, primeiro a ser adquirido, custou R$ 275 mil e Centro de Usinagem D600, segundo equipamento, teve custo de R$ 265 mil.

O Laboratório de Usinagem está projetado para ocupar uma área de 250 metros quadrados no Campus II da Unioeste de Foz do Iguaçu, localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e faz parte de um programa para consolidação do curso de Engenharia Mecânica da Unioeste/Campus Foz do Iguaçu.

“A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), parceira no projeto, irá construir um galpão industrial com toda a infraestrutura necessária para abrigar os equipamentos de usinagem”, observou a diretora.

Múltiplos benefícios

Segundo o professor Camilo Furlanetto, os equipamentos de usinagem são de última geração e possuem comandos numéricos computadorizados “o que os tornam capazes de produzir peças usinadas de grande complexidade e precisão dimensional”, disse, ao explicar que o Laboratório de Usinagem foi idealizado não só para atender as necessidades básicas do curso de Engenharia Mecânica, mas também para explorar suas múltiplas potencialidades.

“Primeiramente, o Laboratório visa atender à formação dos alunos do curso de Engenharia Mecânica, apresentando a eles o que há de mais moderno em processos de usinagem. Em paralelo, o Laboratório pretende criar oportunidades no campo da pesquisa e da extensão. Nesse último caso, cursos de programação de comando numérico poderão ser ofertados para capacitar técnicos do setor industrial da região”, garante o professor Camilo.

O Laboratório, que terá condições, também, de oferecer apoio aos pesquisadores de todos os campi da Unioeste, no que se refere à fabricação de peças e dispositivos necessários aos seus projetos de pesquisa, foi idealizado, conforme o professor Camilo Furlanetto, “para ser financeiramente sustentável por meio da prestação de serviços de usinagem para empresas do setor metal mecânico”.