Extensão prepara 13º SEU

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) já iniciou preparativos para a realização do 13º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), que deverá ocorrer de 15 a 17 de maio de 2013, no Campus de Foz do Iguaçu da Unioeste.

O 13º Seminário de Extensão Universitária tem como objetivo ampliar o intercâmbio de saberes entre a comunidade acadêmica da Unioeste e a comunidade externa, no âmbito das atividades de extensão.

Nesta edição o evento terá como tema central “Extensão Universitária: os olhares internacionais e perspectivas de integração” no sentido de promover um amplo debate sobre as atividades de extensão realizadas na faixa de fronteira e possíveis ações de integração entre os países vizinhos. Além disso, durante o SEU serão selecionados os trabalhos de extensão para representar a Universidade no 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs).

Alunos e professores poderão fazer a inscrição de trabalhos e para participar das oficinas, minicursos, estandes e apresentações culturais no período de 5 de março a 2 de abril de 2013.

Abertura especial

A abertura da décima terceira edição do SEU será realizada no dia 15 de maio, às 19 horas, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná que desde 28 de maio de 1985, vem apresentando uma história de talento e dedicação à música.

A Orquestra teve Alceo Bocchino e Osvaldo Colarusso como primeiros maestros titular e assistente, respectivamente. Iniciou seus trabalhos com 61 músicos selecionados através de concurso nacional.
Atualmente, contabiliza mais de 500 apresentações dentro e fora do Estado, tendo à sua frente grandes maestros brasileiros e solistas de renome. Realizou várias óperas e acompanhou o Balé Teatro Guaíra em várias produções.

Hoje, o atual diretor artístico e maestro titular Osvaldo Ferreira deu início a uma nova fase, que prevê a construção de uma nova identidade sonora, a interação com outras áreas artísticas e a valorização dos artistas nacionais.