Conselho revisa proposta para novo modelo do Vestibular da Unioeste

O Conselho Pedagógico criado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), instituído pela Portaria 0935/2013 – GRE - para revisão do Processo Seletivo 2014 para as vagas iniciais, revisou a proposta apresentada em caráter de estudo no dia 20 de março e reapresenta a Administração Superior da Instituição uma alternativa reformulando o vestibular. “O Conselho Pedagógico entende sua responsabilidade e representatividade junto à comunidade acadêmica e, com muita tranquilidade, recoloca sua proposta”, pondera a nota oficial da Prograd.

De acordo com a nota, será apresentada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) uma nova proposta onde o vestibular da Unioeste pode ser dividido em dois formatos sendo 50% das vagas selecionadas pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU) e 50% das vagas selecionadas pelo vestibular tradicional, que também deve sofrer alterações. A reunião extraordinária do CEPE deve ser convocada pelo Reitor nos próximos dias. Confira a nota.

REVISÃO DO CONSELHO PEDAGÓGICO SOBRE NOTA PÚBLICA

O Conselho Pedagógico (instituído pela Portaria 0935/2013 – GRE para revisão do Processo Seletivo para as vagas iniciais) publicou, em 20 de março último, nota indicando a vinculação de 100% das vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU, como resultado de estudos e análises acerca do ingresso na Unioeste e o vestibular próprio.

A reação à nota proporcionou ao Conselho considerar o momento do debate na comunidade acadêmica e a prudência em apresentar ao CEPE uma proposta de ingresso parcial ao SISU acrescida de uma proposta de reorganização de nosso vestibular.

O Conselho Pedagógico entende sua responsabilidade e representatividade junto à comunidade acadêmica e, com muita tranquilidade, recoloca sua proposta. Todos os argumentos levantados em nota anterior ficam mantidos pelo Conselho como legítimos e relevantes e o mesmo pretende seguir orientando o debate salutar e imprescindível por parte da comunidade acadêmica.

Fica assim formulada a proposta deste Conselho para o CEPE extraordinário a ser convocado pelo reitor:

• 50% das vagas selecionadas pelo SISU;
  • 50% das vagas selecionadas por vestibular da UNIOESTE.

A ocupação desses percentuais se daria obedecendo as seguintes indicações:

1. As vagas do SISU corresponderão a nossa política de cotas – este Conselho indica ampliação para 50% de nossa reserva de vagas para egressos de escola pública, atualmente esse índice é de 40% (conforme dispõe o artigo 17 da resolução nº 100/2009 – CEPE que aprova o regulamento do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Unioeste).
  2. O formato do vestibular da Unioeste será alterado, considerando:
    1. Uma única fase realizada em duas tardes (sugestão dias 24 e 25 de novembro – domingo e segunda-feira – sem conflito de datas com os vestibulares das Universidades públicas do Paraná, até a presente data);
    2. Que o processo será classificatório;
    3. Que a única hipótese de eliminação do processo seletivo será para o caso de o candidato zerar na prova de redação;
    4. Que a prova de conhecimentos gerais terá maior peso nas notas das questões referentes à área de conhecimento afeto ao curso pretendido.

Conselho Pedagógico - Cascavel, 27 de março de 2013.